Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Mais de 300 voluntários participam de atividades do Dia de Cooperar na Sicredi Aliança RS/SC/ES

por Ana Lúcia Jacomini

Em Marau, sede da cooperativa, atividades incluem coleta de lixo e plantio de árvores frutíferas

Neste sábado, 02/07, a Sicredi Aliança RS/SC/ES promoverá diversas ações voluntárias nos três estados de atuação, alusivas ao Dia C (Dia de Cooperar) – iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no primeiro sábado de julho, conhecido como Dia Internacional do Cooperativismo. “Teremos atividades voltadas para o público infantil, jovem, adulto e idoso, com o envolvimento de mais de 300 voluntários, tudo de forma simultânea nos municípios que atuamos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Layzirre Dayane Santos.

Lideradas pelos colaboradores que atuam junto aos 36 pontos de atendimento da Sicredi Aliança nos três estados, as atividades envolvem ações de doação de alimentos, plantio de mudas, limpeza em praias, praças e rodovias, visitas a orfanato e asilos, apresentações culturais, atividades esportivas, de saúde e exames, vacinação Covid-19,  pintura de praças, quadras, vagas e faixas para Pessoas com Deficiência (PCDs), entre outras. “As iniciativas estão alinhadas aos princípios de cooperativismo e à intercooperação do Sicredi, bem como à agenda global de Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e visam promover o voluntariado e um país mais solidário”, frisa a coordenadora.

Além das ações específicas de cada município alusivas ao Dia C, de 14 de junho a 1º de julho, todas as agências da Sicredi Aliança RS/SC/ES estiveram integradas numa grande campanha coletiva. Com o slogan “Gente que coopera, aquece!”, foram arrecadados roupas, agasalhos, cobertas e calçados, que serão repassados a entidades parceiras a partir da próxima semana. “Além da ação em conjunto, cada agência também foi convidada a realizar alguma atividade específica para sua comunidade, ampliando o impacto do Dia C e promovendo o voluntariado nas comunidades onde atuamos”, completa Layzirre.

Marau – No município de Marau, sede da cooperativa, será realizada neste sábado, a coleta de Lixo na Rua Antonio Vilela, no Bairro São Cristovão/Novo Horizonte, e o plantio de mudas frutíferas no canteiro central da Rua Antoninho Santin – Loteamento Santin. As atividades ocorrerão ao mesmo tempo, com início previsto para às 9 horas. A ação de limpeza urbana pretende recolher resíduos do trecho que compreende a Av. Julio Borella ao trevo da empresa BRF. O material coletado será acumulado e depositado a cada duas quadras ao longo da própria via, em sacos de lixo fechados. Ao final do trabalho, o Município ficará responsável pelo recolhimento, pesagem e destinação correta dos mesmos. Já durante a atividade no Loteamento Santin, serão plantadas 40 mudas frutíferas de baixo porte no canteiro central da Rua Antoninho Santin.

Dia C em 2021

Para celebrar o Dia Cooperar de 2021, a Fundação Sicredi realizou uma campanha nacional de arrecadação de alimentos, bem como de recursos para a compra dos mesmos. Ao todo, foram arrecadadas quase 750 toneladas de alimentos e cerca de R$ 288 mil – posteriormente revertidos na compra de outras 50 toneladas. Mais de 106 mil pessoas em situação de insegurança alimentar foram diretamente beneficiadas pela campanha.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais