Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Marau completa quatro anos como capital estadual do Karatê

por Bruno Roso

O programa Na Torcida especial resgatou um pouco da história

Foto: Reprodução/Shobu-kan

Marau comemora neste sábado, 16/05, quatro anos em que a lei 14.872 tornou a cidade capital estadual do Karatê- Do. A honraria destinada pelo governo do Rio Grande do Sul enaltece o trabalho de 32 anos da academia Shobu-Kan, comandada pelo Sensei Juarez da Silva.

O Sensei é o responsável por introduzir a modalidade em Marau. Quando iniciou as atividades em 1988 ele não imaginava que o projeto pudesse chegar a quase 800 atletas como tem hoje. “Sou uma pessoa que sonha acordada. Sendo bem sincero, jamais pensei que o karatê tivesse essa dimensão. Conseguimos chegar a esse nível pois quebramos o tabu de que o Karatê não é apenas pontapé, soco e medalhas, tudo isso possível por desenvolvermos um trabalho de formação e educação”, concluiu Juarez.

A dupla de atletas e professores, Kauane Sgarbi e Frank Manera, entraram há 15 anos na Shobu-kan e se apaixonaram pelo projeto e pelo esporte. Os dois representam Marau em competições nacionais e internacionais. Frank destaca que o espírito de união é a principal característica para o crescimento do Karatê marauense. “Apesar do esporte ser individual o trabalho em equipe é o que nos diferencia, pela forma que apoiamos e ajudamos uns aos outros tudo isso nos faz crescer como um todo”, comentou Frank.

Segundo Kauane, o título de capital estadual do Karatê faz com que os esportistas da modalidade e até os gestores vejam a cidade de maneira diferente. “As pessoas veem que o Karatê de Marau está bem encaminhado. Tem muito disso dos competidores virem perguntar como funciona o trabalho. Se tem um carinho muito grande das pessoas por todo brasil”, destacou Kauane.

O programa Na Torcida especial resgatou um pouco da história da academia em conversa com o Sensei, Juarez da Silva, os atletas e professores, Frank Manera e Kauane Sgarbi. Por meio deste link você confere a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais