Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Marauense conta sua experiência com o ensino domiciliar nos EUA

Baixar Áudio por Rosana Costenaro

Homeschooling é comum no país americano

Foto: Divulgação

A marauense Marcia Perin de Oliveira que reside há 21 anos, nos Estados Unidos, implementou com seu filho, Logan, o ensino domiciliar ou homeschooling. No RS, recentemente, o assunto foi debatido por deputados na Assembleia Gaúcha e um projeto de lei para implementação do ensino domiciliar foi encaminhado para aprovação ou veto do Governador Eduardo Leite.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Marcia desmistificou alguns mitos do método, especialmente aqueles relacionados a cultura de socialização e contou como o filho se adaptou ao método unschooling ou "aprendendo com a vida".

Marcia explicou que o método escolhido leva em consideração a personalidade do seu filho, mas ela avalia que para outras crianças, o homeschooling pode não ser a prática mais adequada.  

Ainda de acordo com ela, no unschooling, seu filho explora seus interesses, tem um currículo de conhecimento vasto sem uma separação específica de matérias e que permite que as aulas possam acontecer em qualquer lugar, como por exemplo, num parque, biblioteca ou centro de ciência.

Outro destaque de Marcia é para a existência de grupos e clubes de conhecimento na sua cidade, que permitem que os "homeschoollers" possam socializar, trocar experiências e desenvolver atividades variadas.

Nos EUA, cada estado possui seus critérios e legislação correspondente ao homeschooling. Conforme Marcia, o estado onde reside, Nova Jersey, dá maior liberdade na implementação do método. Já o estado de Nova York, por exemplo, possui uma legislação rígida que determina a necessidade de um cadastro junto ao governo, de um projeto pedagógico anual, de um currículo de conteúdos, de evidências para comprovar o ensino, de relatórios regulares e ainda  pede para que o aluno realize um exame anualmente.

Ouça a entrevista na íntegra no ícone correspondente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais