Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cultura 24 Horas terá evento especial de lançamento em Passo Fundo

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Momento está marcado para ocorrer próximo ao final de abril

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

Tem acontecimentos especiais chegando em comemoração aos 15 anos do Cultura 24 Horas. Previstos para ocorrerem em abril, os eventos antecipam o evento que marca o terceiro final de semana de maio. O Página Rosa conversou com os idealizadores do festival, Candice Campos e Jardel Bassi, que anteciparam algumas das novidades da edição. 

A principal inovação é um evento especial de lançamento em Passo Fundo. “A gente conseguiu um espaço muito legal para fazer o lançamento na Livraria Delta”, explica Candice, “eles realizam diversas atividades culturais ao longo do ano, eles têm uma agenda bem intensa – e nós conseguimos encaixar o lançamento do Cultura 24 Horas lá”. 

A idealizadora do festival cultural trouxe outros detalhes de como deve funcionar esse evento. “Vamos levar algum artista, fazer uma musiquinha, de repente algum outro fazendo uma outra intervenção, para dar uma amostrinha minúscula para Passo Fundo de como o nosso evento é. A ideia é trazer um público, também, de fora para cá.” 

O lançamento no município vizinho ainda está alinhado com outra tendência do Cultura. “Cada ano, cresce o número de participantes daqui e também de fora, o pessoal acaba ficando sabendo do evento”, explica Jardel, “e essas bandas de fora, geralmente, quando elas vêm uma vez, elas acabam voltando todo ano”. 

O idealizador reforça o sentimento da organização com essa maior abrangência do evento. “A gente fica muito feliz, porque as fronteiras estão chegando cada vez mais longe. Isso é bom para eles, para nós e para o público. Todo mundo sai ganhando.” 

Meus 15 anos... De Cultura! 

A edição de 2024 marca os 15 anos do Cultura 24 Horas. O evento surgiu em 2009, com o objetivo de reunir, valorizar e agitar a cena cultural marauense. Nessa primeira edição, o evento foi realizado durante 24h seguidas, no Silo, uma antiga casa noturna do munícipio, passando para o Salão Paroquial em 2010. 

Na segunda edição, as apresentações foram separadas nos dois dias de um final de semana – ocorrendo em 12h no sábado e 12h no domingo. Na terceira edição, em 2011, o evento foi realizado na Praça Dr. Elpídio Fialho e, em 2012, na Casa da Cultura. Nos dois momentos, a duração total foi de 12h, com 6h em cada um dos dois dias. O encontro cultural ficou, então, cinco anos sem ocorrer, voltando a ser realizado em 2017. 

Para recordar toda essa trajetória, Candice e Jardel realizam um documentário comemorando o “debut” do Cultura 24 Horas. “Nós conseguimos aprovar na Lei Paulo Gustavo de incentivo ao audiovisual aqui pela Prefeitura de Marau como curta-metragem”, explica Candice, “o objetivo do projeto é um documentário de 10min – ele está agora com uns 45min [risos]”. 

A idealizadora ainda detalha como o documentário deve ser composto. “Ele é formado, basicamente, sobre, assim, um pouquinho da história do evento ano a ano, o que mais marcou cada edição, mas, basicamente, por depoimentos mesmo. Nós chamamos para participar todas as pessoas que fizeram o evento sair do campo das ideias e se tornar algo palpável.” 

A ideia é veicular o filme antes do Cultura 24 Horas. “A gente vai, ainda, gravar mais alguns que restam e finalizar ele até o mês de abril, para lançar ele pelo menos 15 dias antes, também como uma forma de divulgação. Vamos passar ele, publicamente, na Praça [Dr. Elpídio Fialho]. Vai ser bem legal.” 

Depois do Carnaval 

As inscrições para esta edição do evento abriram na última quarta-feira, 14/02, com uma história curiosa. “No que acabou o Carnaval, a gente lançou, mais assim na brincadeira”, conta Candice, “a gente fez essa publicação no Instagram, só que a gente já tinha colocado na bio os dois links – para se inscrever no palco e para se inscrever nas exposições”. 

Antes da abertura das inscrições, o evento já contava com participantes. “Programamos para divulgar esses links na quinta [15/02] às 14h. Só que, até essa hora, a gente já tinha uns dez inscritos [risos]. O pessoal se interessou, foi ali, encontrou o link e se inscreveu.” 

É Jardel quem lembra o funcionamento das inscrições. “Lembrando que as inscrições, como sempre, são gratuitas. É só procurar o link lá no nosso Instagram, preencher uma fichinha e mandar duas fotos, e o pessoal já está inscrito.”

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais