Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Marauense é a primeira brasileira a vencer prêmio internacional de astronomia

por Bruno Roso

Marina participa de um grupo de pesquisa que trabalha com o Telescópio Espacial James Webb

Foto: Divulgação

A astrônoma marauense Marina Bianchin Vanz, 28 anos, tornou-se a primeira brasileira a vencer a disputa por um programa de bolsas da Fundação Gruber e da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). O prêmio é concedido a astrofísicos “extremamente promissores” em início de carreira. O anúncio dos vencedores do programa foi feito recentemente, no dia 29 de maio. Com isso, Marina ganhou US$ 25 mil dólares (cerca de R$ 125 mil) para financiamento de viagens para estudo, pesquisas e publicação de artigos científicos.

Marina participa de um grupo de pesquisa que trabalha com o Telescópio Espacial James Webb com ênfase de pesquisar galáxias que não sejam a Via Láctea, onde está a Terra. O estudo busca localizar e observar a velocidade dessas nuvens e como podem influenciar na formação de novas estrelas e na evolução das galáxias.

Nunca um brasileiro havia ganhado o prêmio que é disputado há 23 anos. A premiação é oferecida pela Fundação Gruber, instituição filantrópica com base na Universidade Yale, nos Estados Unidos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais