Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Já chega a 49 o número de municípios em situação de emergência por falta de chuva no RS

por Bruno Roso

Os prejuízos na agricultura estão sendo contabilizados, mas, segundo a Emater, já há municípios com perdas de 90% na plantação de milho

Foto: Reprodução/Canal Rural

Subiu para 49 o número de municípios gaúchos em situação de emergência em razão da estiagem. Os últimos decretos que chegaram à Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira (27) são dos municípios de Santo Augusto, Soledade e Tapera. Não há no momento municípios de Marau e região integrando a lista. Mas a possibilidade de entrada da documentação de decretação de estado de emergência já está sendo avaliada por alguns prefeitos regionais.

Os prejuízos na agricultura estão sendo contabilizados, mas, segundo a Emater, já há municípios com perdas de 90% na plantação de milho.

Coordenador da Defesa Civil no Rio Grande do Sul, o coronel Júlio César Rocha Lopes diz que o órgão busca realizar rapidamente a homologação dos decretos de emergência para que o reconhecimento por parte da União ocorra e as verbas necessárias possam ser liberadas. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que atende a 317 municípios, não há racionamento na sua área de atuação, mas há o alerta para a necessidade de uso racional da água.

Municípios em situação de emergência em razão da estiagem

Agudo; Alto alegre; Ametista do Sul; Arroio do Meio; Barra do Guarita; Barra Funda; Caiçara; Campos Borges; Capão do cipó; Cerro Grande; Crissiumal; Cristal do Sul; Dois Irmãos das Missões; Doutor Ricardo; Erval Seco; Esperança do Sul; Espumoso; Fontoura Xavier; Frederico Westphalen; Iraí; Jacuizinho; Jóia; Júlio de Castilhos; Liberato Salzano; Nonoai; Nova Bréscia; Novo Barreiro; Novo Tiradentes; Palmitinho; Pinhal; Planalto; Quevedos; Quinze de Novembro; Rio dos Índios; Rodeio Bonito; Rondinha; Santa Maria; Santo Augusto; São José das Missões; São Pedro das Missões; São Valério do sul; Sarandi; Santo Augusto; Soledade; Tapera; Tenente Portela; Tiradentes do sul; Tupanciretã e Vista Gaúcha.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais