Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Estudo sobre perdas na colheita de soja foi concluido em Marau

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Estudo foi feito pela Emater e Cesurg
Foto: Divulgação/Cesurg

O projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade Cesurg em parceria com a Emater de Marau, com objetivo de mensurar as perdas na colheita de soja, já tem resultados. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada o professor da instituição, Diogo Moura, e a chefe do escritório municipal, Edivane Ferro, explicaram que a caracterização dos níveis de perda na colheita do grão nas propriedades pesquisadas, ao final de todas avaliações, apresentou uma média de duas sacas por hectare.

Ao todo, foram visitadas 12 propriedades rurais que haviam se cadastrado para o projeto, entre os meses de março e abril. O estudo foi desenvolvido por professores e estudantes do curso de Agronomia da Cesurg e pelo do corpo técnico da Emater de Marau. Na visita, foi realizada a caracterização dos níveis de perda na colheita da soja e apontado que a maior parte ocorre em função da falta de regulagem nas máquinas colheitadeiras. Desta forma, o projeto também teve como objetivo, conscientizar os produtores das formas possíveis de melhorar a lucratividade. A entrevista sobre o tema está disponível no player de áudio.

De acordo com Edivane e com Diogo, a ideia é que o projeto de extensão tenha continuidade nas próximas safras. Não está descartada a possibilidade de ele ser ampliado para outros municípios da região. De acordo com o professor, os resultados obtidos no projeto reiteram a importância da realização de avaliações periódicas das perdas no processo de colheita, e dessa forma possibilitar uma maior lucratividade aos produtores rurais. Para a chefe da Emater, Edivane Ferro, o projeto atendeu as expectativas permitindo que o produtor tomasse consciência da quantidade exata de produto que está se perdendo depois de pronto, sendo que o resultado encontrado é 100% superior ao que é considerado ideal.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais