Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

IVZ mobiliza produtores na última semana da campanha de vacinação contra a aftosa

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação

Faltando uma semana para o encerramento da campanha de vacinação contra a febre aftosa, o índice de adesão em alguns municípios da região preocupa a Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Marau (IVZ). É o caso de Camargo, que até a segunda-feira, 21/05, havia vacinado apenas 20% do rebanho de bovídeos. Em Vila Maria e em Nova Alvorada, municípios também de responsabilidade do escritório marauense, a vacinação atinge entre 30% e 40% dos animais que precisam receber a dose. Já em Marau, 60% do rebanho já está vacinado, um número considerado bom, quando comparado com anos anteriores.

Em entrevista para a Tua Rádio, Maurício Flores, chefe da IVZ, lembrou que a aplicação da vacina é obrigatória e o produtor que ficar inadimplente sofrerá sanções – incluindo multa e interdição da propriedade, até regularizar a situação. Em Marau, são quatro agropecuárias conveniadas e autorizadas a vender as doses da vacina contra a febre aftosa. Em Nova Alvorada há uma empresa conveniada e os produtores de Vila Maria e Camargo precisam se deslocar até Marau ou Casca para a aquisição. Ouça a entrevista ano player de áudio.

Tradicionalmente, nesta primeira etapa da campanha, animais de todas as idades devem ser vacinados. Não há previsão de que a campanha seja prorrogada e o encerramento ocorre na quarta-feira, 30/05. Após adquirir as doses e vacinar o rebanho, o produtor precisa apresentar a nota fiscal na Inspetoria Veterinária ou no Posto Veterinário de sua cidade. A segunda etapa será no mês de novembro. Nesta quinta-feira, 24/05, o  Brasil recebe da OIE - Organização Internacional de Saúde Animal, o certificado de país livre da aftosa com vacinação. O Rio Grande do Sul já possui a certificação há alguns anos e se encaminha para, assim como Santa Catarina, obter o status de livre da doença sem vacinação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais