Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Umidade no solo favorece plantio da erva-mate

por Ana Lúcia Jacomini

Informativo Conjuntural da Emater traz informações sobre trigo também

Foto: Divulgação/Emater

Típica do Sul do Brasil, a cultura da Erva-Mate segue sendo implantada no Rio Grande do Sul, com mais de 80% dos plantios já devidamente concluídos. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater, as chuvas abundantes e recorrentes têm prejudicado as atividades de manejo dos ervais, porém favorecem o enraizamento das mudas recentemente plantadas.

Mesmo com a recorrência de precipitações, observou-se uma intensificação das atividades de colheita da erva-mate. Contudo, os produtores adotam cuidados específicos durante a colheita e a poda, com o objetivo de evitar danos aos brotos novos, decorrentes da incidência de geada, que serão colhidos posteriormente, nos meses de outubro e novembro. Em relação aos aspectos fitossanitários, os produtores gaúchos antecipam um eficiente manejo das plantas daninhas presentes nos ervais, visando garantir um ambiente propício ao crescimento saudável da erva-mate.

Na região de Passo Fundo também foi observado intenso plantio a campo, aproveitando as condições favoráveis de umidade nos solos e temperaturas amenas. Houve continuidade nas atividades de colheita e industrialização, porém em menor volume, quando comparado ao ano de 2022.

O informativo também relata a situação das lavouras de inverno. A semeadura do trigo, por exemplo, evoluiu para mais de 95% da área projetada. Foi possível dar continuidade ao plantio, apesar de o solo apresentar umidade ligeiramente acima do nível adequado. No entanto, as lavouras semeadas nos dias que antecederam às fortes chuvas sofreram danos, como erosão do solo e escorrimento superficial, principalmente em áreas de convergência de terrenos e nas zonas de maior tráfego de maquinário. Houve carreamento de solo, fertilizantes e sementes, porém não será necessário replantar essas áreas.

Técnicos da Emater indicam que o estabelecimento inicial da cultura do trigo no Estado é superior ao das safras 2021 e 2022, e o desenvolvimento inicial se encontra altamente satisfatório, mesmo em períodos de pequena insolação. Nas lavouras em estágio mais avançado de desenvolvimento, especialmente nas fases próximas ao perfilhamento, o movimento de sedimentos e palhas foi menor e restrito a espaços pontuais. Os ventos fortes não representaram grandes preocupações para a cultura, visto que as plantas estão em estágio inicial de crescimento, com porte reduzido. Entretanto, algumas lavouras mais precoces e densamente plantadas nas bordaduras apresentaram algum acamamento.

Aveia branca - A semeadura nos 365.081 hectares estimados para esta safra foi tecnicamente encerrada. As lavouras se apresentam bem estabelecidas, e as plantas se encontram em estágios mais avançados do que a cultura do trigo. Esse fator contribuiu para reduzir o impacto das chuvas no solo, minimizando o escorrimento superficial nas áreas cultivadas. No entanto, em locais onde os ventos foram mais fortes, o porte mais elevado das plantas favoreceu o acamamento. Em parte das lavouras, a colheita de grãos foi inviabilizada e, portanto, utilizada para forragem animal ou apenas como planta de cobertura de solo.

Canola - A semeadura nos 67.219 hectares cultivados no RS foi finalizada. Em geral, houve estabelecimento inicial adequado e distribuição satisfatória de plantas por metro linear, fatores esses essenciais para obter bom desenvolvimento e produtividade na cultura. No período, as chuvas e os ventos fortes ocasionaram estragos pontuais, que estão sendo avaliados.

Cevada – Com projeção de cultivo de 35.899 hectares para esta safra, a semeadura da cevada está em finalização. Restam pequenas áreas onde as condições meteorológicas no período não permitiram a operação. A maior parte das lavouras está em estágio vegetativo, com desenvolvimento considerado satisfatório. No entanto, no período, foi observado o acamamento de algumas áreas, o que pode impactar negativamente a produtividade e a qualidade da cultura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais