Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Promotor comenta denúncia sobre esquema de propina envolvendo municípios da região

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Esmeralda, Paim Filho e Tupanci do Sul estão na lista onde ocorreram fraudes, segundo o MP

Promotor de Justiça Manoel Figueiredo Antunes
Foto: Divulgação/MPRS

Uma investigação coordenada pelo Ministério Público revelou um esquema de propina envolvendo a compra de máquinas agrícolas em 51 municípios gaúchos, entre os anos de 2010 e 2015. A denúncia, apresentada recentemente, aponta a prática criminosa que direcionava licitações em benefício de uma empresa sediada em Santa Catarina.

Em uma entrevista exclusiva à Tua Rádio Cacique, o promotor de justiça Manuel Antunes, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Serra, detalhou os resultados das investigações e os prejuízos causados pelos crimes.

O prejuízo estimado aos cofres públicos dos municípios gaúchos ultrapassa os R$ 6 milhões. O esquema envolveu ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e diversos secretários municipais, cerca de 35 denunciados.

Quanto à participação desses gestores municipais, Antunes ressaltou que varia de acordo com a estrutura de cada administração, mas afirmou que em alguns casos houve participação direta no esquema. O promotor destacou que cada denúncia individualiza as condutas dos envolvidos, deixando claro o papel de cada um nos crimes.

Sobre os próximos passos, Antunes explicou que as denúncias serão analisadas pelo poder judiciário, e os acusados terão oportunidade de apresentar suas defesas. O Ministério Público busca não apenas a prisão dos envolvidos, mas também a restituição dos valores desviados aos cofres públicos.

Questionado sobre a possibilidade de os envolvidos concorrerem nas próximas eleições, o promotor esclareceu que, legalmente, a ficha limpa não incide até que haja condenação judicial.

Quanto à divulgação dos nomes dos envolvidos, Antunes explicou que a decisão depende do poder judiciário e que o Ministério Público não busca julgamentos prévios, mas sim a responsabilização pela lei.

MP listou municípios onde ocorreram as fraudes 

Os municípios onde ocorreram as fraudes mencionadas nas denúncias são: Antonio Prado, Arroio do Meio, Augusto Pestana, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Boa Vista do Cadeado, Cacique Doble, Caiçara, Cândido Godói, Capão Bonito do Sul, Catuípe, Encantado, Erechim, Esmeralda, Estação, Farroupilha, Garruchos , Gaurama, Getúlio Vargas, Harmonia, Ijuí, Ipê, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jaboticaba, Lagoa Vermelha, Lavras do Sul, Machadinho, Mariano Moro, Nova Boa Vista, Nova Ramada, Paim Filho, Paulo Bento, Pejuçara, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Putinga, Rio dos índios, Rio Pardo, Santa Maria, São Pedro do Sul, São Valentim, Sete de Setembro, Sinimbu, Três Arroios, Tupanci do Sul, Viadutos, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais