Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Colheita do trigo avança no RS e plantio de soja fica condicionado às questões climáticas

por Ana Lúcia Jacomini

Informações constam no Informativo Conjuntural da Emater

Foto: Divulgação

A colheita do trigo atinge 89% da área cultivada no RS, que é de 1.516.236 hectares, estando 11% das lavouras em maturação. A produtividade esperada era de 3.021 kg/ha, no entanto a estimativa atual aponta 2.164 kg/ha, representando redução de 28,38%. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta semana pela Emater, essa diminuição pode ser atribuída principalmente aos efeitos do fenômeno El Niño, como o excesso de chuvas e a ocorrência de geada, vento e granizo, que impactaram pontualmente a cultura em diversas fases do ciclo produtivo.

Aveia branca - A colheita está em finalização. A estimativa da safra aponta 355.914 hectares de área cultivada de aveia branca. A produtividade inicial era de 2.340 kg/ha, mas a estimativa atual indica 1.992 kg/ha, representando diminuição de 14,88%. Os resultados negativos são atribuídos aos fenômenos climáticos adversos, transcorridos no ciclo produtivo.

Cevada - A colheita foi tecnicamente encerrada. A estimativa de área cultivada é de 38.922 hectares, e a de produtividade é de 2.667 kg/ha, representando redução de 15,17% em comparação a 3.144 kg/ha projetados inicialmente. Essa frustração de safra se deu pelo menor volume colhido e pela qualidade baixa do produto, que não obteve padrões mínimos para o uso na indústria cervejeira.

Canola - A colheita está chegando ao fim. A área cultivada totalizou 74.419 hectares. A produtividade obtida é de 1.594 kg/ha, correspondendo à redução de 2,34% em 1.632 kg/ha projetados no início do plantio. 

CULTURAS DE VERÃO

As condições climáticas de tempo seco intercaladas por chuvas condicionaram o avanço do plantio, que atingiu 22% da área cultivada no RS. No entanto, há atraso em relação às safras anteriores e preocupação acerca dos prognósticos de novas precipitações, que podem tanto prejudicar ainda mais o avanço do plantio quanto atrasá-lo em relação ao período preferencial. De modo geral, a emergência das plantas ocorre de forma rápida devido à alta umidade e às temperaturas elevadas, estando grande parte das lavouras em germinação e desenvolvimento vegetativo. Na região administrativa da Emater de Passo Fundo, embora a semeadura tenha sido prejudicada pelo excesso de umidade, houve avanço significativo na área implantada, que, até o momento, representa 40% do total planejado.

Em relação ao milho, segue a semeadura do grão de forma atualmente modesta, pela predominância da colheita de trigo e da semeadura de soja. A área total plantada com milho no RS atingiu 81%, estando 11% das lavouras em enchimento de grãos, 24% em floração e 65% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Uma parcela dos agricultores só pretende retomar o plantio em safrinha, avançando a semeadura durante o mês de janeiro. A semeadura do milho silagem encontra-se estabilizada em 66%, aguardando o ponto de ensilagem das lavouras implantadas e seguindo um escalonamento programado. Estima-se que 84% das lavouras estejam em desenvolvimento vegetativo, 13% em fase de floração e 3% em enchimento de grãos.

PASTAGENS E CRIAÇÕES - A predominância de calor, sol e umidade no solo favoreceu o desenvolvimento das pastagens de verão, do campo nativo e do milho para silagem. No entanto, essas áreas foram prejudicadas por um período anterior de excesso de umidade no solo, resultando em crescimento comprometido e perdas significativas devido ao pisoteio dos animais.

BOVINOCULTURA DE LEITE - O período foi novamente propício para a atividade, impactada por intensas precipitações, que resultaram em dificuldades no manejo do rebanho e na formação de lamaçais nos piquetes, corredores e áreas circundantes. Assim, houve maior disponibilidade de forragem e melhorias nas condições das instalações. A contínua redução no preço do leite repassado aos produtores ainda afeta a comercialização do produto e traz prejuízos significativos à atividade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais