Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Associação Brasileira de Proteína Animal receberá o Prêmio Lide Agronegócios

por Ana Lúcia Jacomini

Cerimônia acontece no dia 04 de outubro

Francisco Turra, marauense, é quem comanda a entidade premiada (Foto: Divulgação/Critério)
Foto: Divulgação

Liderada pelo gaúcho Francisco Turra, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) receberá o Prêmio LIDE Agronegócios 2019. A entidade representa os setores da avicultura e suinocultura – que totalizam 4,1 milhões de empregos diretos, US$ 8,5 bi em exportações e PIB de mais de R$ 80 milhões no país.

Em cinco anos de atuação, a ABPA registra conquistas históricas. Abriu e consolidou mercados pelo mundo afora – inclusive, alguns dos mais exigentes. Em momentos de dificuldades, foi decisiva para reforçar a qualidade da proteína animal brasileira. “A união é o único caminho para a sustentabilidade setorial.  Por isso, o prêmio é tão gratificante a todos que participaram ativamente dessa história vitoriosa”, afirma Turra.

A associação receberá a condecoração na categoria “Entidade de Representação”. A premiação é oferecida pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e do LIDE Agronegócios, presidido pela ex-secretária de agricultura de São Paulo, Mônika Bergamaschi. A entrega ocorrerá durante o 8º Fórum LIDE de Agronegócios, no dia 4 de outubro, em Ribeirão Preto (SP).

“Ao longo destes 5 anos de existência, a ABPA transformou a forma de trabalho da avicultura e da suinocultura do país. Congregados em uma única associação, estes setores conquistaram avanços fundamentais e enfrentaram grandes crises de forma unificada, em estratégias conjuntas”, ressalta Francisco Turra.

Representação política e institucional

A ABPA foi criada em 2014 a partir da unificação de dois setores produtivos, a avicultura e a suinocultura. À época, eram representados pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e Associação da Indústria Exportadora de Carne Suína (ABIPECS). Hoje, entidade reúne 140 agroindústrias produtoras e exportadoras de aves, suínos e ovos, casas genéticas, fornecedores do setor e entidades vinculadas às cadeias produtivas.

Organizada em 14 câmaras temáticas, atua como representação política e institucional dos segmentos. Como liderança nacional da avicultura e da suinocultura, a ABPA é a gestora de crises de âmbito setorial e fomentadora do desenvolvimento dos vários elos envolvidos no sistema produtivo.  Realiza, entre outras iniciativas, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil. 

Sob a tutela da ABPA, está a gestão – em parceria com a Apex-Brasil – das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil: qualidade, status sanitário e sustentabilidade da produção, entre outros. Também fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

LIDE

Criado em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é o mais importante núcleo empresarial do país, presente em 17 regiões do Brasil e em todos os continentes. Atualmente, é liderado por Luiz Fernando Furlan, como chairman do Comitê de Gestão e Presidente do LIDE Internacional. O Grupo conta com mais de 1.700 das maiores empresas brasileiras e multinacionais atuantes no país, representadas por seus presidentes e vice-presidentes.

O Fórum LIDE de Agronegócios reúne anualmente cerca de 200 presidentes e dirigentes das mais importantes empresas e cooperativas do Brasil, autoridades públicas e especialistas para debater temas de alta relevância relacionados ao agronegócio.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários