Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Suplementação ajuda a manter produção de leite em bons níveis

por Ana Lúcia Jacomini

Análise é da Emater, considerando as condições climáticas dos últimos dias

De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta semana pela Emater, nos locais com ocorrência de chuvas e dias muito frios, a atividade leiteira foi prejudicada em função do acúmulo de barro e pelo estresse térmico causado nos animais. O excesso de umidade no chão tem dificultado o deslocamento dos animais em meio ao barro, nas áreas de pastagens e corredores para acesso aos galpões de alimentação e salas de ordenha.

Contudo, as condições do tempo foram favoráveis à produção de forragem, ajudando a elevar a produtividade e reduzir os custos de produção do leite. Nas propriedades com boa disponibilidade de silagem e feno para suplementar a dieta das matrizes, está sendo possível manter bons níveis de produção de leite e, ao mesmo tempo, evitar os danos causados pelo pisoteio nas pastagens cultivadas.

Trigo - A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. As primeiras áreas implantadas (1%) entraram em enchimento de grãos, 3% estão em floração e o restante segue em desenvolvimento. Os produtores realizaram, além de semeadura em algumas regiões, adubação nitrogenada e aplicação de fungicidas para o controle de doenças.

Piscicultura - Nas regional de Passo Fundo, as baixas temperaturas da água e a pouca insolação têm causado estresse aos peixes em função da baixa concentração de oxigênio na água, levando à ocorrência de mortalidades. Essas condições têm também diminuído a disponibilidade de alimentos naturais nos açudes. Novamente foram registradas mortes de peixes por parasitas ou infecções oportunistas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais