Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Fetag e Frente Parlamentar da Agricultura Familiar buscam soluções para o crédito fundiário

por Ana Lúcia Jacomini

Encontro será na manhã desta terça-feira, 08/05

Foto: Divulgação

Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) estará reunido nesta terça-feira, 08/05, às 11h, em Brasília, com o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes da Costa, para tratar do atraso no crédito fundiário. O objetivo é cobrar o início imediato das operações do financiamento para compra de terra aos agricultores familiares. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, também participará da audiência.

Aguardada com expectativa em todo o pais, a retomada do Programa Nacional de Crédito Fundiário dependia da regulamentação das novas regras, que haviam sido anunciadas pelo governo em junho do ano passado e regulamentadas em fevereiro, após muita pressão das entidades e lideranças do setor. Desde lá, no entanto, não houve avanços e as operações seguem paradas.

Entre as principais mudanças previstas está a ampliação dos tetos, em especial o de financiamento que passou de R$ 80 mil para R$ 140 mil; três novas linhas de acesso; e o prazo para pagar a terra, que agora é de 25 anos. Também estará em pauta a questão dos descontos para pagamento do Pronaf, garantidos na Lei do Funrural (13.606), cujos adimplentes podem ter rebate de até 80% na liquidação dos financiamentos de investimento contratados até 2015.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais