Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Produção de leite em Gentil quase dobra em cinco anos

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

Ao contrário da realidade verificada em nível estadual, onde o número de famílias na atividade leiteira caiu, em Gentil a produção de leite vem crescendo. A constatação é da Agel - Associação Gentilense de Leite. A entidade, nascida em 2016, viu o número de associados - e a produtividade média dos rebanhos, quase dobrar nestes cinco anos.

Gustavo Pressi, integrante da associação, revela que os trabalhos iniciaram com 27 associados e hoje são 46 podendo chegar até 50. Com a criação da Agel, implantou-se também no município, o Produleite. Trata-se de um programa que oferece uma série de incentivos aos produtores, desde a correção do solo, atendimento veterinário, melhoramento genético até apoio na sucessão rural familiar.

O incremento na atividade, conforme Pressi, subiu de quase três milhões de litros para mais de sete milhões de litros ao ano. Quando somados todos os produtores gentilenses – associados da Agel ou não, a quantidade de leite produzido em um ano, chega a quase 15 milhões. Além de não baixar o número de famílias na atividade, no último ano houve o ingresso de mais três propriedades que passaram a trabalhar com o leite.

A entrevista na íntegra está disponível em podcast aqui no site.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais