Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Diretor da Somar Meteorologia apresenta projeções de cenários futuros com foco na agricultura

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Paulo Etchitchury palestrou no lançamento do Plano Safra do Sicredi
Foto: Luiz Carlos/Tua Rádio

Paulo Etchichury, diretor da Somar Meteorologia, esteve em Marau no sábado, 30/06. No evento de lançamento do Plano Safra do Sicredi Aliança RS/SC, ele palestrou sobre as influências do clima, em momentos de decisão como os que precedem um novo período agrícola. O meteorologista lembra que o clima é a variável não controlável, apesar de toda a tecnologia existente no segmento rural.

Para os produtores presentes, ele detalhou as projeções de cenários futuros, antecipando a tendência de El Niño, o que para a agricultura tem dois vieses: um preocupante - que é a probabilidade de chuvas em elevado grau no final da safra de inverno, e um favorável - especialmente para as lavouras de verão, já que a probabilidade estiagens se tornam menores. Ouça a entrevista concedida por Etchichury, no player de áudio.

O diretor da Somar Meteorologia acrescenta que acompanhar os prognósticos, pode ajudar a amenizar os efeitos dos riscos associados ao clima. Com a informação da meteorologia, segundo ele, o produtor pode ajustar a atividade e o manejo. “O agricultor não pode mais ser pego de surpresa por questões climáticas”, defende, explicando que embora a imprecisão ainda exista, os modelos numéricos da atualidade apresentam um elevado grau de confiabilidade na ciência meteorológica.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais