Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Seja um voluntário

Miguel Debiasi

Este artigo vincula-se aos dois anteriores, Conhece-te a ti mesmo e Cultive a generosidade. O primeiro refletia sobre o potencial da pessoa quando descobre a verdade interior, o eu decisivo. O segundo, sobre o poder de um ato generoso capaz de transformar relações. No presente artigo veremos que através de trabalho voluntário é possível criar novos cidadãos e uma nova concepção e mentalidade social.

Toda pessoa é um ser necessitado de contatos e de relações. A vida é construída com base em relações como afeto, amor, doação, bondade, etc. Sabe-se que ninguém é plenamente feliz distante da comunidade, família, grupo, organização, círculos de amigos. Na comunidade, a pessoa torna-se um agente de transformação, um gerador de energia. Como prova disto, temos como exemplo os médicos terapeutas que recomendam, para recuperação dos pacientes, atividades sociais, culturais, lúdicas, envolvimento comunitário.

Nesta esteira, é provado que o voluntariado traz benefícios à saúde, promove a inclusão social, eleva a autoestima, proporciona felicidade. Segundo a definição da Organização das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou em outros campos". A maioria das pessoas não sabe dos benefícios do serviço voluntário. Para ser um voluntário basta ter vontade e responsabilidade para doar gratuitamente seu trabalho, dons, talentos.

A atividade do voluntário, até poucas décadas atrás, era uma experiência predominantemente associada às comunidades religiosas, grupos escolares e ações pessoais. Contudo, esta realidade mudou. Devido a sua grande importância humana e social, uma boa parte do trabalho voluntário vem de empresas privadas. A partir deste trabalho voluntário as empresas fizeram muitas constatações. Entre tantas, a necessidade de refazer seus programas, revisar comportamentos e mudar relações entre os mais variados segmentos e suas funções da empresa.

Além do mais, os benefícios do voluntariado em empresas resgataram a qualidade de vida, a necessidade da preservação do meio ambiente, o desenvolvimento comunitário, a criatividade pessoal, serviço de liderança, capacidade de trabalhar junto, acreditar na união, na persistência. Então, cada vez mais o trabalho voluntário é uma realidade comprovada que traz benefícios imensuráveis.

As pessoas inseridas na comunidade de trabalhos voluntários se tornam mais confiáveis e fazem a diferença na vida de todos. Acreditar neste potencial é muito significativo para a construção de uma sociedade mais solidária e igualitária. A doação de um tempo de trabalho, de conhecimento, de experiência, de amor, torna os humanos sempre mais humanos, algo tão necessário em nossos dias.

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais