Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Nossa Era: a da imagem (I)

Miguel Debiasi

O momento histórico que nos perpassa é o da proliferação de imagens. Por imagens é possível descrever e compreender realidades humanas, físicas, sociais, contextos, tempos, espaços, etc. Aprimoradas pelos recursos técnicos digitais, as imagens viram símbolos capazes de induzir ideias, alimentar futuros, fomentar desejos e imaginários sociais. Quer dizer, manifestam poder de corporificar relações, pessoas, cultura, interesses, ideologias. Em seu domínio, exige-se vigília para que não assolem culturas, pessoas, relações, responsabilidades, valores, éticas.

Certo é que na presente era as imagens ocupam ideias, preenchem sentimentos, conduzem procedimentos e desdobramentos de satisfação. Nisto, o teórico da Universidade de Sevilha, Espanha, Mercedes Arriaga Flórez, adverte que as imagens podem petrificar símbolos e signos que devoram vidas, deformam relações, manipulam pessoas, empobrecem culturas e simplificam situações. As imagens são seres comunicativos e ferramentas do mercado do consumo. A produção de imagens em alta escala expressa um poder de perpetuar verdadeiros símbolos de informação, de liberdade, de valores, de imaginação de um mundo utópico, de predicado de ordem social universal, etc. Sua era reinante é sua capacidade de portar e modificar valores de vínculos culturais, históricos, relações, substituir ícones, desfazer tabus, criar mitos, dissociar sistemas cognitivos, refutar pensamentos, converter visões, reivindicar novos valores, propor soluções, apagar arquivos históricos, aspirar futuros. Os presentes símbolos não são inócuos, mas têm linguagem e força de comunicação que transcendem fronteiras culturais. São verdadeiros agentes e atores sociais.

No entanto, as imagens são sempre uma reprodução mental e a significação de uma cultura e de uma sociedade. Por vezes torna-se puramente abstrata ao reproduzir um sistema social e cultural que não encontra o caminho das soluções. Ainda, a supervalorização da imagem ocorre porque o Estado, a religião, a cultura, a sociedade em geral falham no processo de formação do ser humano enquanto pessoa, sujeito, cidadão de um coletivo. Dessa maneira, a proliferação da imagem pode representar o esvaziamento da essência da humanidade, onde a pessoa passa a ser considerada mais como marca, telespectador e consumidor, o que é capaz de reduzi-la à inércia e levá-la à morte em seu ser espírito e mistério humano. O assunto terá continuidade nas duas próximas publicações.

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais