Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tribunal de Mediação e Arbitragem empossa 16 juízes mediadores na Seccional Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Solenidade contou com a presença do presidente do TMA/RS, Dr. Roque Bakof. Paraninfa da turma foi a Dra. Renata Dumont Peixoto Lima, juíza da 2ª Vara da Comarca

Turma de formando da Seccional Guaporé conta com 16 juízes mediadores
Foto: Eduardo Cover Godinho

O Tribunal de Mediação e Arbitragem do Estado do Rio Grande do Sul (TMA/RS), fundado em setembro de 2000, empossou na noite da sexta-feira, dia 15, em cerimônia nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, de Guaporé, 16 novos juízes mediadores. A solenidade contou com a presença do presidente do TMA/RS, Dr. Roque Bakof, juíza de direito Dr. Renata Dumont Peixoto Lima (2ª Vara Judicial da Comarca), defensor público Dr. Ricardo Girardelo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Guaporé Dr. Francisco Salvagni, diretor regional da Fiergs Norberto Pasqualoto, prefeitos da região, secretários municipais, presidentes e representantes de entidades, familiares, amigos e comunidade em geral.

Com o objetivo de trabalhar pela promoção da cidadania e justiça em comunidade, agindo de forma concreta para que o Poder Judiciário não só seja mais ágil, mas também pacificador de conflitos e humanizador das relações, formaram-se e receberam seus certificados como juízes mediadores Ana Iracema Trevisol, Cláudio Grando, Cristina Junqueira, Gilmar da Silva, Isabelle Cavalleri Peruzzo, Jacira Maria Oselame Postal, Jefferson Odair Gimenez Carvalho, Jurema Isabel Miotto, Liane Foppa, Maria da Glória Dalla Líbera, Mônica Sandra Marcon, Roberto Mendes Camargo, Rosemari Koch, Sandra Frozza Portaluppi, Vanilse Arcari Baggio e Tarso Apolônio Zeni.

Eles, através da formanda Maria da Glória Dalla Líbera, juraram, em nome da Carta Magna Brasileira, cumprir a legislação Pátria e Internacional, dirimindo conflitos, promovendo o entendimento pacificador, com base no verdadeiro sentimento ético que deve nortear as sentenças. A paraninfa da primeira turma do TMA/RS Seccional Guaporé é a juíza Dra. Renata.

Os tribunais de mediação brasileiros, instituídos pela lei federal n.º 9.307 de 1996, exercem o juízo, segundo o presidente Bakof, de mediação e arbitragem frente a conflitos de direitos patrimoniais disponíveis. O TMA nasceu da necessidade de agilizar a distribuição da Justiça, em ações que envolvem empresas e pessoas físicas.

“É uma via alternativa de acesso à Justiça”, salientou

Os processos buscam a resolução de casos de inadimplência, litígios sobre cheques, promissórias, locações e condomínios, contratos em geral, serviços prestados e danos materiais em acidentes de veículos, entre outras causas. As atividades dos juízes mediadores, que passam por cursos de qualificação, são exercidas em mais de 50 seccionais gaúchas. Os julgamentos dos processos, segundo o presidente Bakof, são realizados sempre em colegiado composto por três juízes mediadores.

“Nestes 16 anos de atuação no Rio Grande do Sul, os juízes mediadores já atenderam mais de 500 mil causas, ou seja, meio milhão de problemas resolvidos, de gaúchos e gaúchas que tiveram sua vida facilitada por meio da instituição. Temos como filosofia, na Justiça Comunitária, promover soluções por meio do diálogo e da mediação conciliadora, a qual tem se mostrado como caminho mais exitoso para resolver conflitos de interesses. Criamos mecanismos para que em um núcleo social, com suas próprias forças e responsabilidades, possamos concretizar a criação de uma ordem de paz entre o requerente e o requerido. O que nos move, em essência, é o ser humano e a inquestionável defesa de sua dignidade”, destacou o presidente Dr. Roque Bakof, fundador e presidente do TMA no Rio Grande do Sul.

O índice de acordo entre as partes é superior a 90%. É um resultado considerado expressivo.

Ao término, o presidente Bakof empossou provisoriamente a diretoria da Seccional Guaporé. O presidente será Gilmar da Silva, vice-presidente administrativo Rosemari Koch, vice-presidente financeiro e de patrimônio Maria da Glória Dalla Líbera, vice-presidente institucional e formação Ana Iracema Trevisol, vice-presidente de comunicação Jefferson Odair Gimenez Carvalho e vice-presidente vogal Cláudio Grando.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários