Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Ação de saúde bucal ocorre na próxima quarta-feira (15/05), na Praça Dante, em Caxias

por Pablo Ribeiro

Ação integra o Maio Vermelho e é voltada a adultos acima dos 40 anos e pessoas idosas

Foto: Betania Ramalho/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, na próxima quarta-feira (15/05), uma grande ação de saúde bucal na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, com avaliação e exames odontológicos com foco na prevenção ao câncer de boca. Os atendimentos serão realizados das 13h30 às 16h30, em uma unidade móvel. O público-alvo são adultos acima dos 40 anos e pessoas idosas, visto que a doença ocorre com mais frequência a partir dessas idades. O objetivo é a prevenção e a contenção do câncer de boca.

A diretora-técnica do Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Marcela de Barros, alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. Ela destaca que o câncer de boca está entre um dos mais prevalentes tanto no Brasil como no mundo, é uma doença potencialmente fatal que pode afetar pessoas de todas as idades, principalmente homens fumantes com média de idade de 40 anos. O câncer bucal é uma doença agressiva, com uma taxa de sobrevivência em torno de 50% ao longo de cinco anos, além de que as pessoas que sobrevivem ficam com sequelas severas por causa do tratamento, o que acaba afetando a qualidade de vida. Por isso a importância do diagnóstico precoce para o tratamento ser menos agressivo e a taxa de sobrevivência ser maior.

Com apoio dos professores e alunos da área de odontologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), a ação também ofertará entrega de materiais informativos, além de orientar a respeito do autoexame bucal e sobre fatores de risco para o câncer de boca, como o tabagismo. Caso ocorra chuva no dia, a ação será cancelada.

Na próxima quinta-feira (16/05), haverá uma capacitação para dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB) da rede SUS, na UCS.

Além disso, durante todo o mês de maio, ocorre a realização de salas de espera com orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ações preventivas, com grupos de risco para o câncer bucal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais