Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Central de monitoramento reduz a criminalidade em Caxias do Sul

por Clayton Camargo

Os dados mostram que desde que o CIOp foi inaugurado houve uma diminuição significativa na criminalidade

Foto: Andréia Copini

A Prefeitura de Caxias do Sul informa que, desde que o Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul (CIOp) foi inaugurado em outubro de 2023, os índices de segurança pública em Caxias do Sul tiveram redução. O CIOp é composto por 275 câmeras de monitoramento de alta performance, que fazem parte do sistema de cercamento eletrônico da cidade, pensado para aprimorar o sistema de segurança pública do município. Nele trabalham 40 funcionários, entre policiais militares, guardas municipais, fiscais de trânsito e policiais civis. 

Nos casos de roubo a pedestre houve uma diminuição bem significativa visto que nos últimos 12 meses foram 745 ocorrências, a média diária apontava dois assaltos por dia. Nos últimos seis meses foram 282, com média diária de 1,6 e nos últimos três meses, já com as câmeras de monitoramento, foram 131 ocorrências, com média diária de 1,4. Já nos casos de roubos a pedestre na área central, a média diária de registros nos últimos 12 meses foi de 0,9/dia.  

Os roubos de veículos também tiveram queda representativa. De outubro de 2023 a fevereiro de 2024, período em que o CIOp já estava em funcionamento, foram 67 ocorrências. No período anterior – outubro de 2022 a fevereiro de 2023 – foram 111, ou seja, uma queda de aproximadamente 40%. Já os roubos em estabelecimentos comerciais diminuíram quase 30%, se comparados os meses de janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

Referente aos contêineres, entre janeiro e fevereiro de 2023 foram queimados 54. No mesmo período de 2024, foram queimados sete. 

Sobre o Centro Integrado de Operações

O sistema de cercamento eletrônico, videomonitoramento e fiscalização eletrônica de trânsito conta com 15 estações de trabalho, com 10 painéis de vídeo de 55 polegadas e 30 monitores de vídeo de bancada de 24 polegadas, que mostram em tempo real, 24h por dia, as imagens captadas pelas câmeras de segurança e que serão acompanhadas por uma equipe de 30 policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito.

O videomonitoramento é realizado por câmeras fixas e câmeras Speed Dome, que são câmeras de segurança diferenciadas e de alta performance para monitoramento a grandes distâncias que captam e processam imagens de alta qualidade para locais que necessitem de clareza e riqueza de detalhes. Para o cercamento eletrônico, são 40 faixas LPR, (sistema de captura de imagem e reconhecimento da placa de veículos).

A configuração da estrutura de implantação foi desenvolvida por todos os que trabalham pela segurança dos caxienses e dos que visitam a cidade, em conjunto com o Estado, da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, Secretaria de Trânsito Transporte e Mobilidade, Brigada Militar e Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais