Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

UBS do bairro Forqueta, em Caxias, tem falta de médico pediatra e problemas na infraestrutura

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Situação foi relatada pelo presidente da AMOB Forqueta, Calixto Felizari, em reunião com a secretária da Saúde (SMS), Daniele Meneguzzi, nesta semana

Foto: Divulgação

A comunidade do bairro Forqueta, em Caxias do Sul, sofre com problemas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A contratação de um médico pediatra e melhorias na infraestrutura são as demandas colocadas pelos moradores. As pautas foram debatidas nesta semana em uma reunião entre o presidente da Associação de Moradores de Bairro (Amob) da localidade, Calixto Felizari, e a secretária municipal da Saúde (SMS), Daniele Meneguzzi. O encontro foi intermediado pela vereadora Gladis Frizzo (MDB).

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Felizari relata que as famílias estão desde a semana passada sem o atendimento de um médico pediatra, pois a pessoa que realizava as consultas teria pedido exoneração à Prefeitura caxiense. Seria a única que prestaria serviço do tipo na unidade. Com a mudança, é relatado que os residentes necessitariam se deslocar até a UBS do bairro Desvio Rizzo ou até mesmo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, considerado um longo percurso por Felizari. Ele pede agilidade no chamamento ou contratação de um médico para o posto local.

Sobre os problemas na estrutura física da unidade, o presidente da AMOB Forqueta relata que, desde 2020, faz pedidos para intervenções no espaço. É exemplificado que o piso está cedendo e as calhas de chuva estão danificadas, mas a principal solicitação seria a construção de uma saída de emergência, na porta dos fundos do posto de saúde, em direção ao estacionamento. Ele conta que facilitaria a chegada de ambulâncias para o transporte de pacientes.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se manifestou por meio de nota:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a contratação de pediatra para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Forqueta está sendo encaminhada e que aguarda os trâmites legais de chamamento do profissional. Em relação às demandas estruturais na Unidade, a SMS realiza avaliação técnica de todas as solicitações, para que sejam providenciadas as melhorias necessárias para aprimorar o atendimento à comunidade.”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais