Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Diretor do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher fala sobre o programa que atende mais de mil pacientes em Caxias

por Isadora Helena Martins

O Programa Vigimama é disponibilizado na rede pública de saúde do município

Foto: Divulgação

O Programa Vigimama, disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, acompanha mais de mil pacientes no município. Destas, 404 já têm diagnóstico confirmado de câncer de mama, sendo que 42% têm menos de 50 anos. Embora o Ministério da Saúde recomende a mamografia a partir desta idade, a rede pública de saúde de Caxias do Sul oferta o exame a partir dos 40 anos. No ano passado ocorreram 67 óbitos por tumor de mama na cidade, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS.

Quanto ao câncer de útero, 3.690 mulheres apresentam exame citopatológico alterado e estão sendo acompanhadas na rede pública de saúde. Os óbitos por esta doença chegaram a 15 em 2017.

Em entrevista ao programa No Ponto, 09-03, o diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Dr. Fernando Vivian, forneceu mais detalhes sobre o Programa. Ele também forneceu mais informações sobre o atendimento especial que as UBS’s de Caxias do Sul vão disponibilizar às mulheres neste sábado, dia 10 de março. Ouça o áudio na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais