Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Radar das Eleições: PSDB sente necessidade em lançar candidatura ao Executivo e Paula Ioris é o nome preferido

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Neste episódio: partido comenta sobre coligação com vereador caxiense

Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é a quarta sigla apresentada na série de reportagens “Radar das Eleições”. Para o ano que vem, a legenda pretende aumentar o número de cadeiras no Legislativo e lançar candidatura ao Executivo caxiense.

O pensamento do partido reflete em suas ações ao pleito eleitoral de 2020. O PSDB trabalha no levantamento de nomes para vereador, uma vez que o desejo é se fortificar na Câmara. Atualmente, Paula Ioris é a única representante na casa, por isso a sigla já conta com 25 pré-candidatos. Para a Prefeitura de Caxias do Sul, a parlamentar é colocada como forte candidata ao cargo de prefeito, pois é a maior liderança na cidade. A vontade da legenda é expressa pelo presidente do diretório municipal, Ozório Rocha, que salienta outra possibilidade: uma coligação com mais partidos.

“Trabalhamos na questão da majoritária. Temos na vereadora Paula Ioris a nossa maior liderança e candidata a prefeita. Caso não dê, podemos trabalhar em uma dobradinha com outro partido.”, revela.

Candidatura com Adiló Didomenico é uma possibilidade

A alternativa referida pelo PSDB é candidatar Paula Ioris à vice-prefeita. Rocha afirma que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) procurou a sigla para uma coalizão. A vereadora concorreria com Adiló Didomenico, que seria o candidato a prefeito. Por enquanto é apenas uma proposta, pois está em análise projetos de governo de mais partidos.

 “Nós temos convite do vereador Adiló [Didomenico] para que Paula Ioris seja vice [prefeita] dele. Mas, outros partidos nos consultaram para uma coligação, tanto para cabeça de chapa como para vice. Estamos apreciando as propostas de governo de cada um. Até o ano que vem, vamos fazer a opção final sobre o que melhor agradar nossos filiados e nosso diretório.”, confirma.

As duas opções evidenciam que a legenda se vê na obrigação em lançar um nome ao Executivo. A pressão vem pelo próprio diretório estadual que reforça esse pedido.

“Temos uma obrigação de possuir um candidato a prefeito, pois o PSDB detém o governo do Estado. Tivemos a felicidade de receber aqui [em Caxias do Sul] o Mateus Wesp, o presidente estadual do partido, que nos trouxe toda a reivindicação da direção estadual para que o partido se posicione na majoritária.”, diz.

Quanto aos filiados, o PSDB conta com cerca de 2.400 associados na cidade. Desde o início do ano, o partido realiza reuniões mensais com os pré-candidatos ao Legislativo e os membros da executiva a fim de discutir propostas, visualizar posições e interesses em candidaturas. Um cronograma de palestras também é montado para os nomes a vereador.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais