Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Guaporé poderá fazer parte da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

por Eduardo Cover Godinho

Projeto para inclusão do Município e também de outras cidades, foi apresentado pelo Deputado Estadual Ronaldo Santini (PTB)

Criada pelo então Deputado Estadual Vinícius Ribeiro (PDT) em 2013, a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, que conta com as cidades de Caxias do Sul, Antônio Prado, Nova Pádua, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, São Marcos e Santa Teresa, poderá expandir em território de abrangência. O parlamentar Ronaldo Santini (PTB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) 234/2015 visando a inclusão de mais 19 municípios, entre eles Guaporé.

Em sua justificativa para a proposta, Santini destaca que, além da identidade cultural com os demais municípios da região, a inclusão permitirá que os mesmos participem de diversos projetos governamentais, específicos que fazem parte de regiões metropolitanas, especialmente no que diz respeito às áreas de habitação e programas sociais.

“São diversas benesses que se tem quando se faz parte de um aglomerado urbano (Região Metropolitana) comparado com municípios que estejam buscando recursos de forma isolada. O principal objetivo é facilitar e melhorar a competitividade dos municípios na captação de recursos junto aos Governos Estadual e Federal”, destacou Santini.

Além de Guaporé, o Projeto contemplará, se aprovado, as cidades de Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Montauri, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, São Valentim do Sul, Serafina Correa, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e União da Serra.

O Projeto de Lei Complementar tramita nas Comissões da Assembleia Legislativa. Neste momento, segundo Santini, a proposta está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob responsabilidade do relator deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). Dando constitucionalidade à matéria, a mesma passará pela Comissão de Assuntos Municipais e posteriormente estará apta a entrar para votação em plenário.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais