Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Radar das Eleições: MDB quer candidato a prefeito e nomes como de José Ivo Sartori e Carlos Búrigo não são descartados

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

A Tua Rádio São Francisco inicia, nesta semana, uma série de reportagens sobre as eleições municipais 2020 de Caxias do Sul

Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratin

A Tua Rádio São Francisco retoma, nesta semana, o quadro “Radar das Eleições”. Agora, a série de reportagens vai cobrir as prospecções dos partidos para as eleições de 2020, que elege uma nominata à Câmara de Vereadores e um novo prefeito para a cidade.

O quadro abre com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que já atua para o pleito eleitoral do ano que vem. Desde as eleições do novo diretório municipal, em agosto, a sigla trabalha na construção do plano de governo em conjunto com diversos setores de Caxias do Sul. Ele é a prioridade, pois será o instrumento de trabalho da legenda com o intuito de fortificar as ações para a escolha de nomes ao Legislativo e ao Executivo. O partido pretende finalizar o programa no início de 2020. O presidente do diretório municipal da legenda, Ari Dallegrave, afirma que o plano é resgatar a essência deixada nos tempos do governo de José Ivo Sartori, onde havia uma relação direta com a comunidade.

“O MDB está construindo seu plano de governo buscando a essência do que foi o governo do [José Ivo] Sartori. Foi um prefeito que se relacionou bem com a sociedade e que abriu as portas da administração municipal para todos os cidadãos. Foi uma relação de maneira ampla. Hoje, a carência é que a comunidade não consegue conversar com os órgãos da administração pública, e é isso que queremos retomar”, afirma.

“Ninguém pode abrir mão de José Ivo Sartori ou Carlos Búrigo”

Mesmo com essa preferência, o MDB decidiu que intenta possuir uma chapa própria para a Prefeitura caxiense. A sigla conversa com outros partidos para ajudar nessa composição e ter força nas eleições. Candidatos são especulados para o ano que vem. Dallegrave reforça que nomes como do José Ivo Sartori e do deputado estadual, Carlos Búrigo, não podem ser descartados.

“Temos nomes bons, nomes com experiência. Ninguém pode abrir mão de José Ivo Sartori ou de Carlos Búrigo, que foi um grande articulador na administração Sartori. Os nomes vêm num segundo momento, mas temos candidatos fortes que estão à disposição do partido. Nessa caminhada vamos ver quais deles podem encabeçar nosso projeto e liderar a chapa majoritária.”, revela.

Quanto às cadeiras no Legislativo, o MDB possui nessa legislatura quatro vereadores, a maior bancada ao lado do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Para 2020, o partido quer uma nominata consistente à Câmara de Vereadores, o que é uma prioridade junto ao plano de governo. Dallegrave reforça que os parlamentares que exercem seu mandato são nomes considerados para a chapa a prefeito, porém deixa claro que se não fizerem parte, a sigla trabalhará em suas reeleições.

“Os quatro vereadores do MDB, inclusive, são candidatos a integrar nossa chapa majoritária. São nomes conceituados na cidade e nomes fortes. Não descartamos nenhum deles. Não havendo essa possibilidade, vão concorrer a reeleição junto a outras nominatas que estamos formando.Os candidatos do MDB vêm forte e queremos ampliar a nossa bancada na Câmara de Vereadores.”, ressalta.

Atualmente, o MDB conta com cerca de 4000 filiados. Dentro da sigla, os integrantes sentem falta de um candidato ao Executivo e esperam ansiosamente pela apresentação de uma chapa majoritária. O pleito eleitoral inicia em outubro de 2020.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais