Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto de lei que autoriza a pesca esportiva nas barragens de Caxias do Sul é aprovado

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A matéria segue para sanção do prefeito Daniel Guerra

Foto: Acervo/SAMAE.
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, durante a sessão desta terça-feira (16), o projeto de lei que autoriza a pesca esportiva nas barragens do município. O projeto, de autoria do vereador Ricardo Daneluz (PDT), tem o objetivo de fomentar a o turismo de pesca na região bem como desenvolver atividades de preservação das barragens por meio da Associação Gaúcha de Pesca com Iscas Artificiais (Agapia).

A matéria define que os eventos de pesca sejam realizados apenas no primeiro sábado de março, último sábado de abril, primeiro sábado de setembro e último sábado de outubro. O texto ainda define que a pesca esportiva é aquela que se caracteriza por ser totalmente amadora em que o pescador fisga o peixe e o solta, ou seja, sem fins comerciais.

Conforme Ricardo Daneluz, o projeto de lei foi baseado em eventos semelhantes que apresentaram bons resultados. “Foram feitas várias parcerias em eventos testes onde eles fizeram seu torneio de pesca esportiva e, além disso, ajudaram na preservação dos locais. Além de ser poluição zero, eles auxiliam no recolhimento do lixo e no cuidado com os nossos mananciais”.   

O parlamentar também destacou que a liberação da pesca esportiva não vai trazer custos para o município e vai trazer benefícios para a economia local por meio do turismo.

O diretor técnico da Agapia, Ítalo Franzoi, que acompanhou a votação no plenário juntamente com outros integrantes da associação, destacou que a aprovação do projeto representa uma vitória para uma antiga demanda do setor. “Nós temos parcerias com outras cidades e em Caxias nós não tínhamos essa abertura, sabendo que a Agapia é a maior associação do Brasil de pesca esportiva e reside em Caxias do Sul. Agora, com esse projeto, a gente vai conseguir, além do esporte, trabalhar com o repovoamento, limpeza das barragens... ajudar a preservar”, afirmou.  

O projeto de lei foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes, com votos contrários dos governistas Elisandro Fiuza (PRB) e Renato Nunes (PR). Agora a matéria segue para a sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra (PRB).

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais