Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Comunidade de Vila Oliva inicia construção de dez casas que foram completamente destruídas em temporal

por Vania Cassol

15 dias após o temporal que deixou duas vítimas fatais além de destelhar casas e destruir residências no Distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, a comunidade inicia as obras de construção das residências que ficaram completamente destruídas. Nesta semana governo do estado reconheceu o decreto de emergência do município. Segundo o subprefeito de Vila Oliva, Jefferson Côrtes Torres, os serviços básicos estão quase todos concluídos. O foco agora está voltado à construção de aproximadamente 10 residências.

Conforme Torres, a comunidade precisa ainda de materiais de construção. No caso dos móveis, ele afirma que está organizando para que os produtos que chegam ou que precisam ser buscados venham a ser entregues diretamente nas famílias que irão utilizá-los.

A homologação do decreto de emergência nesta semana pelo governo do estado foi baseada nos relatórios protocolados no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O levantamento feito pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) constatou que 131 residências foram atingidas no distrito, sendo 65 danificadas e 66 totalmente destruídas. O temporal causou ainda a morte de duas pessoas. Houve também perdas na produção hortifrutigranjeira armazenada, a morte de 10 bovinos e o destroçamento de inúmeras araucárias.

Agora, o próximo passo é o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional. Somente depois disso é que os recursos estaduais e/ou federais poderão ser repassados para Caxias do Sul. O decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Daniel Guerra na última sexta-feira (16/06), já permite a compra de materiais pela Prefeitura Municipal sem a necessidade de licitação.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais