Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Rede municipal de ensino de Caxias do Sul terá seminários e palestras sobre educação financeira

por Pablo Ribeiro

Lei de autoria do vereador Ricardo Zanchin (NOVO) foi sancionada nesta segunda-feira (18/12)

Foto: Rodrigo Rossi/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

 

A lei que institui a realização de seminários e palestras sobre educação financeira nas escolas da rede municipal de Caxias do Sul, abordando temas como impacto da educação financeira na vida familiar, inflação, endividamento, consumo excessivo e consumo consciente, investimento, poupança e previdência, foi sancionada pelo prefeito Adiló Didomenico nesta segunda-feira (18/12). O principal objetivo é educar os estudantes de ensino fundamental da rede pública sobre educação financeira. A lei também poderá firmar parcerias e termos de cooperação entre o poder público e instituições de ensino superior para desenvolvimento de diretrizes. O projeto da lei é de autoria do vereador Ricardo Zanchin (NOVO).

O vereador Zanchin contou que trabalha há mais de duas décadas com o ensino de jovens em sala de aula. O parlamentar atribuiu ao projeto a realização de um desejo de ajudar a sociedade e os jovens que saem das salas de aula, para que possam estar capacitados na educação financeira ao chegar no mercado de trabalho. Citou estudos que apontam que sete em cada 10 jovens brasileiros não têm conhecimentos mínimos em matemática. Disse ainda que deseja encerrar o que chamou de analfabetismo financeiro.

O prefeito Adiló Didomenico iniciou seu pronunciamento afirmando que a maior dificuldade da população é não ter gestão dos próprios recursos. Lembrou sobre a cultura das pessoas em realizar compras parceladas sem olhar o orçamento para saber se terão como arcar com as parcelas. Além disso, frisou que muitas vezes as pessoas utilizam recursos oriundos de horas extras e de ganhos eventuais como se fossem vencimentos fixos garantidos.  

Também estiveram presentes no ato o secretário de Governo, Flávio Cassina, o vereador e líder de governo Lucas Diel, as vereadoras Isabela Schumacher, Marisol Santos e Tatiane Frizzo, e a representante do Procon, Irajá Fonseca.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais