Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Governo lança ferramenta para monitorar situação da primeira infância no Estado

por Clayton Camargo

A versão completa do dashboard foi apresentada, nesta quarta-feira (3), pelo governador em exercício Gabriel Souza

Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O governo do Estado entregou, na tarde desta quarta-feira (3/1), o dashboard completo da primeira infância. A plataforma reúne um conjunto de indicadores que permitirá avaliar a situação das crianças de 0 a 6 anos no Rio Grande do Sul. A apresentação da ferramenta ocorreu no Palácio Piratini e foi conduzida pelo governador em exercício Gabriel Souza.

Disponível no endereço eletrônico Primeira Infância RS, o painel apresenta dados importantes na área, divididos nas cinco dimensões do cuidado integral estabelecidas pela metodologia Nurturing Care (“cuidado integral”), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef): segurança e proteção, saúde, nutrição, cuidados responsivos e aprendizagem.

O projeto foi desenvolvido pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-Governador (GVG), em conjunto com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Gabriel acompanhou todos os passos da elaboração do trabalho e destacou a relevância da plataforma para a fundamentação de políticas públicas no Estado.

A ferramenta tem como objetivo auxiliar gestores estaduais e municipais a entenderem as principais necessidades das crianças de 0 a 6 anos, ajudando a aprimorar as ações desenvolvidas para esse público. A plataforma servirá também para a construção e a definição das metas do Plano Estadual da Primeira Infância.

O painel foi abastecido gradativamente até contemplar todos os cinco eixos do Nurturing Care. A entrega ocorreu por etapas. Em junho, foram apresentadas as atualizações referentes às duas primeiras áreas (saúde e nutrição). Já os módulos relativos à terceira (cuidados responsivos) e à quarta (segurança e proteção) foram entregues, respectivamente, em agosto e outubro.

O eixo saúde envolve, por exemplo, dados sobre a incidência de sífilis congênita, mortalidade infantil e mortalidade neonatal. O eixo nutrição inclui indicadores como o estado nutricional das gestantes e o peso dos bebês ao nascer. A dimensão de cuidados responsivos trata de questões como as taxas de matrícula na pré-escola, monoparentalidade e cobertura vacinal. A dimensão segurança e proteção traz números sobre notificações de violência e condições habitacionais. Por fim, na área da aprendizagem, são apresentados dados sobre a escolaridade dos responsáveis e a qualidade na oferta de creches e de pré-escolas.

Para cada uma das cinco dimensões, são apresentados dois índices sintéticos, um de processo e outro de resultado, que buscam descrever a situação da primeira infância em cada um dos municípios. Os dados podem ser consultados por cidade ou de forma geral, englobando todo o Estado.

Os indicadores foram transformados em índices. Esses, por sua vez, foram classificados em cinco níveis: alto, médio alto, médio, médio baixo e baixo. O nível aponta a situação de cada município. O mapeamento utilizou diversas bases de dados atualizadas, como o CadÚnico, o Censo Demográfico e o Censo Escolar.

Também estiveram presentes no evento secretários estaduais e representantes do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais