Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Mais de cinco mil postos de trabalho são fechados em Caxias do Sul, no mês de abril

por Isadora Helena Martins

Conforme a coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS, os setores mais impactados são comércio e serviços

Foto: Divulgação

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) divulgou nesta sexta-feira (29) a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal. Os dados são baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia e trazem o levantamento de admissões e demissões que ocorreram nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020.

Conforme a coordenadora do observatório e professora do curso de Economia da UCS, Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, Caxias registrou saldo positivo de empregos nos dois primeiros meses do ano, mas a partir de março os efeitos da pandemia já ocasionaram mais desligamentos do que contratações. “Em março, as empresas deram férias mesmo para aqueles que não tinham direito, férias coletivas, home office, suspensão de contrato e flexibilização da jornada de trabalho achando que logo, logo íamos ter um resultado. Chegou em abril, a Covid aumentou no mundo inteiro, isolamento total, então, aqueles que estavam voltando das férias foram desligados”.

O mês de abril de 2020 representou o mês com maior desempenho negativo em Caxias do Sul de toda a série histórica, com 5,1 mil demissões. Os setores mais impactados foram o comércio, com 1.204 desligamentos e serviços, com 986 demissões. Segundo Lodonha, não há como fazer uma projeção precisa sobre os próximos meses, pois o desempenho da economia e oportunidades de emprego vão depender da evolução da pandemia. “A minha expectativa: eu acho que já chegamos lá no fundo, mas penso que a tendência é continuar negativo o saldo de empregos, porém com resultados melhores do que o mês de abril”. Ouça a entrevista completa AQUI.  

Veja o saldo de empregos em Caxias no primeiro quadrimestre:

Janeiro: 621 (vagas criadas)

Fevereiro: 2.070 (vagas criadas)

Março: - 729 (vagas fechadas)

Abril: - 5.098 (vagas fechadas)

Para acessar a Carta Mensal de Trabalho Formal clique AQUI. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais