Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Acordo do Mercosul com a União Europeia vai beneficiar empresas da Serra

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A afirmação de que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia vai trazer benefícios para as empresas da região é do Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Paulo Antônio Spanholi. De acordo com ele, a iniciativa precisa de um tempo para entrar devidamente em funcionamento diante de aprovações necessárias para o início das transações comerciais e empresariais.

Entretanto, Spanholi acrescentou que o governo federal precisa oferecer possibilidades concretas e necessárias para que as empresas possam concorrer com as nações integrantes do bloco europeu, conhecidas pelo seu desenvolvimento industrial. “O primeiro passo foi dado que é a isenção para importação de bens capitais, principalmente máquinas e equipamentos de última geração. O segundo ponto é que o mercado deve ser aberto, sem dúvida nenhuma. Nós vamos, talvez, sofrer nos primeiros tempos, mas, nos próximos 15 anos nós vamos ter uma economia livre de mercado, principalmente com a União Europeia”.  

Conforme Spanholi, o Simecs tem apostado na forma que as empresas da região têm de unificar conhecimentos através das startups, com o objetivo de evoluir no processo tecnológico do conhecimento. “Eu acho que a gente está fazendo um trabalho muito importante, mas nós temos muitas possibilidades ainda de agregar pessoas, empresas. E nós próximos anos a gente precisa ajustar a economia da nossa região principalmente metal mecânica, materiais elétricos pra gente estar juntos, buscando tecnologias lá fora porque entendemos que não tem volta, ou a gente se adapta às mudanças ou a gente fecha as portas”, afirmou.  

Atualmente, o Simecs conta com 3,3 mil empresas e 50 mil trabalhadores associados.  

Ouça a entrevista no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais