Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Concurso Municipal Literário de Caxias do Sul está com inscrições abertas

por Isadora Helena Martins

Podem participar estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, bem como a comunidade em geral

Foto: Divulgação

Os interessados em participar do 2° Concurso Municipal Literário de Caxias do Sul já podem realizar as inscrições que seguem até 30 de setembro. Promovido pela Universidade de Caxias do Sul e pela Academia Caxiense de Letras, o concurso tem como objetivo valorizar e descobrir escritores locais, estimular a criatividade e a imaginação e ressaltar a importância da linguagem escrita.

Nesta edição, podem participar alunos matriculados na rede pública e privada dos ensinos Fundamental e Médio, bem como a comunidade em geral. Os trabalhos premiados integrarão a 1ª Antologia Virtual de Escritores Caxienses.

O tema "Tempos de reinvenção – das janelas (re)invento o mundo" convida os escritores e escritoras a produzirem poemas, contos, crônicas em sinergia com o momento atual, como explicou o presidente da Academia Caxiense de Letras, Arthur Campagnolo Della Giustina, durante o programa Café & Cultura. “O ano passado o tema foi livre. Porém este ano nós buscamos trazer um tema que refletisse a realidade, que refletisse no hoje. E partindo do pressuposto de que a arte e a literatura são uma representação daquilo que o ser humano sente, uma expressão daquilo que o ser humano está precisando colocar no papel ou numa tela, numa dança, a gente refletiu e pensou: estamos em tempo de reinvenção. A comunidade está precisando se reinventar, criar novos meios de se expressar e de viver sua vida”, afirmou. Ouça a entrevista completa AQUI. 

Os candidatos do Ensino Fundamental devem se inscrever na categoria poema; do Ensino Médio na categoria conto; e a comunidade na categoria crônica.

Neste ano, devido à pandemia, a solenidade de premiação e lançamento da 1ª Antologia Virtual de Escritores Caxienses, que reunirá os dez melhores trabalhos de cada categoria, vai ocorrer no início do mês de dezembro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão certificação específica e prêmios – os primeiros lugares das categorias Ensino Médio e Comunidade receberão um voucher para realização de um curso de extensão de até vinte horas da UCS.

As produções devem ser autorais e cada participante deve enviar somente um trabalho. Confira o regulamento completo está disponível no endereço www.ucs.br/concursoliterario.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais