Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Instituto de Memória Histórica e Cultural participa da 15ª Semana Nacional de Museus

por Ivan Sgarabotto

A temporada cultural conta com a participação de mais de mil museus de todo o país

Foto: Anthony Tessari

Ações educativas, oficinas e cursos promovidos pelo Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul integram a programação oficial da 15ª Semana Nacional de Museus, realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, na segunda quinzena deste mês.

A temporada cultural da Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), conta com a participação de mais de mil museus de todo o país, que oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais.

As ações educativas de Educação Patrimonial, promovidas pelo IMHC, visam despertar e estimular a consciência de preservação do patrimônio histórico e de valorização da diversidade cultural. Elas são destinadas a turmas escolares, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

No IMHC, a comunidade poderá participar das seguintes ações:
- segunda-feira, dia 15 de maio:

    9h às 19h - Ação Educativa - Visitas mediadas ao IMHC/UCS - Bloco 46
    9h às 19h - Ação Educativa - Visitas mediadas ao Laboratório de Ensino e Pesquisa Arqueológica - LEPAR/UCS - Bloco 31, sala 2
    9h às 19h - Mostra Fotográfica: Patrimônio Cultural e Sociedade Sustentável - IMHC/UCS - Bloco 46
    9h às 19h - Oficinas de Educação Patrimonial para Estudantes, no âmbito do Projeto de Extensão Educando para o Patrimônio.

Também serão realizadas oficinas destinadas a estudantes e profissionais interessados em temas do patrimônio histórico e cultural:

- Escavação Arqueológica, com Grasiela Tebaldi Toledo, que irá tratar a discussão teórica acerca de métodos e técnicas da pesquisa arqueológica, envolvendo a prática de escavação arqueológica simulada. São oferecidas duas turmas: dia 15 de maio, segunda-feira, das 9h às 12h, no Bloco 31, sala 2; e no dia 17 de maio, quarta-feira, das 14h às 17h, no Bloco 31, sala 2;

- Conservação de Fotografias, com Anthony Beux Tessari, que conta, em seu programa, a identificação, diferenciação e aplicação de técnicas de higienização sobre suportes e formatos fotográficos. São ofertadas duas turmas: dia 16 de maio, terça-feira, das 14h às 17h, no Bloco 46, sala 105; e no dia 18 de maio, quinta-feira, das 9h às 12h, no Bloco 46, sala 105.
Informações no site www.ucs.br, no link Eventos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais