Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Recanto da Compaixão Frei Salvador, em Caxias, inaugura primeiro pavimento

por Pablo Ribeiro

Solenidade marcou a entrega do andar térreo do prédio que será o novo lar para idosos em Caxias do Sul

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A inauguração do Recanto da Compaixão Frei Salvador ocorreu nesta quarta-feira, dia 29, e reuniu os idealizadores, autoridades, apoiadores e convidados. A maior obra social da Serra Gaúcha e novo lar para idosos, o Recanto da Compaixão Frei Salvador foi idealizado pelo Frei Jaime Bettega e agora entra na fase de finalização e operação.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual de assistência Social, Beto Fantinel, e da prefeita em exercício de Caxias do Sul, Paula Ioris. O Coro da Unimed Nordeste-RS deu início à cerimônia com cânticos especiais. Após os pronunciamentos, o Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos, Frei Álvaro Morés abençoou o local e, após, a fita inaugural foi descerrada.

Foram entregues 1.406,40m² do primeiro andar do prédio. O espaço contempla a recepção, o setor de cuidados à saúde com as salas de fisioterapia, podologia, odontologia e geriatria, nutricionista, fonoaudiologia e psicologia, sala de medicamentos, duas suítes de isolamento, expurgo e depósito de material de limpeza.

No térreo também funcionarão o setor administrativo com sala de reuniões sala da assistência social, sala da administração, central de lógica e lavabos de atendimento ao público, vestiários e área de descanso dos funcionários. No local, haverá ainda a área de uso dos idosos residentes com 13 suites (quartos e banheiros com pisos aquecidos) no total de 49 leitos - mais a enfermaria, rouparia salas de convivência e visitas. Essa é a primeira de quatro etapas de conclusão.

O prédio sede da ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) é histórico. Ali funcionou durante muito tempo o INSS, endereço de saúde e memória afetiva da maioria dos cidadãos locais. Desde o ano de

2011 estava abandonado e usado como ponto de violência na cidade. O ápice foi em julho de 2019, quando a jovem Ellen de Pontes Santos, de apenas 18 anos, foi encontrada carbonizada nas dependências do local. A morte mobiliou autoridades e lideranças para dar um novo uso ao espaço. Em 2020, o prédio foi cedido para se tornar um lugar de promoção da vida.

Convênio com a UCS

O ato de inauguração também abre a etapa de projeção de funcionamento da ILPI- Instituição de Longa Permanência para Idosos. Uma das primeiras ações de viabilização de funcionamento é o acordo de cooperação entre o Recanto da Compaixão Frei Salvador e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O convênio permite que a ILPI funcione como uma "espécie" de instituição escola com a possibilidade ampla de estágios acadêmicos, trabalhos de pesquisas que possam ampliar conhecimento sobre vulnerabilidades, temas relacionados ao envelhecimento para a devida obtenção de dados que possam nortear condutas preventivas, diagnóstico de cenários e ações de enfrentamento no segmento.

Cadastro de interesse em vagas na ILPI

O modelo funcional está sendo implementado. O Recanto da Compaixão Frei Salvador entrou com documentos de credenciamento público junto à Prefeitura, para acolher um percentual inferior a 50% da capacidade da ILPI. As demais vagas deverão atender pessoas com grau de vulnerabilidade, bem como a procura da população. Para isso, já está aberto, desde outubro, o cadastramento de interesse em vaga. Trata-se de formulário a ser preenchido por idosos ou familiares. O cadastro de interesse está disponível para preenchimento pelo site www.recantodacompaixao.com.br. Até o momento, 63 pessoas estão cadastradas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais