Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

"O produtor tem que pensar além da porteira", diz médica veterinária da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Luíza Virgínia Caon falou sobre o reconhecimento do RS como zona livre da febre aftosa sem vacinação, durante o programa No Ponto desta sexta-feira

Foto: Divulgação / Luiz Chaves

O Estado do Rio Grande do Sul deu mais um passo importante para fomento da agropecuária. A partir de setembro deste ano, os bovinos deixarão de ser vacinados contra a febre aftosa. Isso porque a Instrução Normativa (IN) 52, assinada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na terça-feira (11), reconhece o Estado como zona livre de vacinação contra a febre aftosa.

Em Caxias do Sul, 40 mil bovinos deixarão de ser vacinados. Conforme a Fiscal Estadual Agropecuária e médica veterinária da Inspetoria da Defesa Agropecuária de Caxias do Sul, Luíza Virgínia Caon, o reconhecimento do Estado como livre da febre aftosa é apenas um passo. “Nós estamos em uma fase de transição. Esse reconhecimento é o primeiro passo. Diversos municípios foram auditados no ano passado e deu início a esse reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Foi assinada pela ministra Tereza Cristina a Instrução Normativa que deu o reconhecimento nacional para o Rio Grande do Sul. Entretanto, temos outros passos a serem dados que o reconhecimento internacional, que é dado pela OIE, que está marcado para maio do ano que vem”, disse.

Ainda durante entrevista, Luíza explicou que o reconhecimento internacional do RS como zona livre de febre aftosa vai possibilitar que o Estado busque mais mercados para exportações. “Essa visão é bastante importante. Eu sempre insistia muito com os produtores para ter uma visão além-porteira, que é a visão do mercado e das exportações. Essa é a leitura do momento e estamos bastante comprometidos com esse passo a passo”. Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais