Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vacinação contra a febre aftosa acontece em maio

por Ana Lúcia Jacomini

Assim como no ano passado, não haverá gratuidade para nenhuma categoria de produtor

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/www.rs.gov.br

Encerra no final do mês de abril, o prazo para a declaração anual do rebanho, que deve ser feito por todos os produtores rurais que possuem animais em suas propriedades. Logo em seguida, no mês de maio, acontece o período de vacinação contra a febre aftosa nos bovídeos de todas as idades. Conforme o chefe da Inspetoria Veterinária de Marau, Maurício Flores, a campanha seguirá os moldes anteriores, onde os produtores adquirem o medicamento, aplicam e apresentam a nota fiscal no setor de inspeção.

Segundo o médico veterinário, assim como no ano passado, não haverá gratuidade para nenhuma categoria de produtor. As doses devem ser adquiridas em agropecuárias conveniadas com o Governo do Estado. Ao todo, no Rio Grande do Sul, a expectativa é que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos em cerca de 330 mil propriedades rurais. O prazo para a aplicação e apresentação das notas é o dia 31/05.

A vacinação é obrigatória em praticamente todo o território nacional. Apenas o estado de Santa Catarina é considerado zona livre da aftosa sem vacinação. No Rio Grande do Sul, o satus sanitário é de controle mediante vacinas sendo que o último caso registrado da doença foi em 2001. Planejamento do Ministério da Agricultura e Pecuária prevê a possibilidade de acabar com a necessidade de vacinação até 2022.

Se preferir, ouça esta informação, clicando no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais