Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Agentes da Dengue realizam capacitação e ação de conscientização

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde preocupada com o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti registrados não somente no município, mas em todo o estado, adquiriu um Nebulizador Costal Motorizado para ajudar na prevenção da dengue. Na última sexta-feira, dia 25, os Agentes do Controle da Dengue realizaram uma capacitação para o uso do novo equipamento.

No próximo sábado, dia 3, das 9h às 12h30mim, os agentes realizam uma campanha de conscientização na Praça Loureiro da Silva, em caso de chuva, a ação será adiada para o dia 24 de outubro.

O Rio Grande do Sul tem registrado um aumento de casos da doença, principalmente dos casos autóctones, onde as pessoas contraem a doença dentro de seu próprio município, sem ter viajado.

O Nebulizador Costal Motorizado é uma máquina de uso exclusivo para aplicação do novo produto autorizado pelo Ministério da Saúde o Cielo – Ultra Baixo Volume, que será utilizado em situações de emergência contra o mosquito fêmea adulto do Aedes aegypti, visto que só as fêmeas transmitem a doença.

Caso surjam casos de dengue no município, os agentes já estarão preparados para realizar um bloqueio de transmissão contra o mosquito, assim evitando a sua proliferação.

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

A orientação dos Agentes é evitar o acúmulo de água parada nas residências, pátios e não jogar lixo em terrenos baldios. Situações de descaso podem ser denunciadas ou quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Vigilância Ambiental pelo telefone 3462-8270.

Lembre-se: os agentes ao visitar as residências, estão devidamente identificados, com uniforme composto por blusa, colete e crachás. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais