Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Como falar com as crianças sobre o novo coronavírus?

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Psicóloga fala sobre o assunto

Foto: Divulgação

É compreensível que as crianças estejam ansiosas. É possível que as crianças achem difícil entender o que se passa neste momento de pandemia. Para auxiliar os pais a conversarem com seus filhos e ensinarem a eles a se proteger contra o coronavírus, a psicóloga Monique Mottin em sua participação no Saúde e Bem-estar traz dicas que irão auxiliar neste processo e também favorecer para que elas possam nomear seus sentimentos, medos e frustrações.

A psicóloga diz que as crianças entendem através do lúdico, por isso é importante ter uma conversa franca e ensiná-las através de brincadeiras. Em seu consultório, ela junto com um paciente construiu uma historinha e um coronavírus, assim a criança passou a compreender o inimigo invisível.

Outra dica é manter a rotina em casa, tendo horários para o estudo, para brincadeira e sono. “É bem importante a rotina em período de pandemia e fora dele. Manter uma rotina de estudos faz com que eles entendam que não estão num período de férias e sim numa situação atípica. É preciso adaptar os estudos da melhor forma possível, assim estimulando sempre a aprendizagem. Criar uma rotina de horários e atividades para que eles façam e não fiquem entediados em casa e que cumpram isso junto com os afazeres do dia a dia. Quanto mais a criança tem rotina, mais ela aprende e vai lidando com as frustrações, entendendo que não se pode ter tudo e a hora que ser quer”, explica.

Outra dica da psicóloga é colocar no álcool em gel alguns legos. As crianças vão se desinfectar como se estivessem brincando. Para fazer com que elas façam o uso de máscara, a psicóloga indica aquelas com estampas de personagens e desenho oferecendo gosto em usar. Entretanto, é essencial ficar atento à idade recomendada para uso. De acordo com documento emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa- a recomendação do uso de máscara em crianças se dá a partir dos dois anos de idade.

Entrevista completa você acompanha em escute a notícia

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais