Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Profissionais alertam pais para cuidado com álcool entre adolescentes e jovens

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Entrevista repercute pesquisa realizada por psicólogos em escolas

Foto: José Carlos Cichelero

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) apresentou neste mês de agosto uma pesquisa sobre o uso de entorpecentes pelos jovens de Garibaldi, com coleta de dados no mês de maio deste ano. O questionário foi elaborado pelo Comad e aplicado, voluntariamente, por profissionais da área de psicologia ligados à Ser-Psi (Associação de Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi). Estiveram na Rádio Garibaldi, as psicólogas Iria Cichelero e Kelin Piacentini Milani e a advogada Emília Bortolini Moschetta. A pesquisa foi aplicada a estudantes de 10 escolas, do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de estudantes do Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram 1.343 entrevistados, com idade a partir dos 12 anos. Do total dos jovens que responderam à pesquisa, 73% declararam já ter experimentado alguma droga. Entre 985 que já experimentaram, 100% já consumiram álcool, que foi o primeiro contato com entorpecentes em 94% dos casos.

A maioria (86%) já recebeu informações sobre drogas, principalmente da escola (65%) e internet (20%). Apenas 6% dos jovens responderam que foram informados sobre o tema pelos familiares.

Só há um diálogo, quando as duas partes (pais e filhos) conversarem, sendo um ouvindo o outro.

O motivo mais citado para o uso da droga, (46%) foi a curiosidade. Entre os que nunca usaram drogas, 46% declararam não experimentar por saberem dos males e 40% por não terem interesse. Quando questionados sobre o que os ajudaria a ficarem afastados das drogas, as respostas mais citadas foram envolvimento com esportes (14%), atividades diferenciadas que informem sobre as consequências do uso de entorpecentes, como teatros, bate-papos e depoimentos (13%) e atividades extraclasse (12%).

Clique ao lado em “Escute a notícia” e acompanhe as manifestações das psicólogas Iria Cichelero e Kelin Piacentini Milani e da advogada Emília Bortolini Moschetta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais