Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Notícias da Hora
14:05:00
 
 

Como as tecnologias estão interferindo nas relações humanas?

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Psicólogas falam deste tema e sobre o XV Jornada de Psicanálise dia 6 de julho em Garibaldi

Foto: Divulgação

A XV Jornada de Psicanálise ocorrerá no Hotel Casacurta, no dia 6 de julho, em Garibaldi. A iniciativa é da Escola de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Participaram do Saúde e Bem Estar para falar sobre este estudo e como as tecnologias estão mudando comportamento, as psicólogas Daisy Dalmaz e Adriana Rossetto Dallanora.

O tema desta jornada tem o propósito de buscar uma identificação. O objetivo é compreender como o sujeito vai se constituir num momento atual de presença em nossas vidas da tecnologia e redes sociais, onde a fala e o olhar são esquecidos.

De acordo com a psicóloga Daisy o que tem se observado nos consultórios é a presença de adolescentes, jovens e até crianças com dificuldade em identificar o que sentem. E assim, por vezes, os sentimentos, muitas vezes manifestam-se por comportamentos impulsivos.

A psicóloga Adriana Rossetto Dallanora também afirma que é preciso conversar mais dentro de casa e com os amigos e menos no celular. Quando não há linguagem fica um vazio e as pessoas acabam adoecendo, sendo a depressão uma delas. Outra observação é o crescimento de crianças e adolescentes se cortando, uso abusivo de álcool, drogas ilícitas, tentativas de suicídios, violência contra outros e contra si mesmo.

“Apesar de se passar muitas horas conversando nas redes sociais, a gente está esquecendo de falar. A gente tem uma falsa ideia de que conversando no celular estamos nos falando”, mas isso não ocorre, afirma Adriana.

(Entrevista completa em escute a notícia)

XV Jornada de Psicanálise ocorrerá dia 6 de julho, no hotel Casacurta. Público alvo: psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, pedagogas, psicopedagogas, filósofos, profissionais e estudantes interessados no assunto. Inscrições pelo whatsapp 9 99 72 32 90 com Daisy.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais