Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria da Saúde promove acompanhamento nutricional para comunidade garibaldense

por Denise Furlanetto

De janeiro a junho de 2023, mais de 1.100 pessoas foram atendidas pelo serviço

Foto: Divulgação

Uma alimentação saudável ajuda a prevenir diversas doenças e promove uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, a orientação correta por um profissional qualificado é muito importante. Em Garibaldi, atualmente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) contam com uma nutricionista, que atende mais de 180 pessoas mensalmente.

A profissional atende semanalmente nos postos de saúde dos bairros São Francisco, Central, Chácaras e Santa Terezinha. Além disso, desde setembro do ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou o serviço e as unidades dos bairros Tamandaré e Fenachamp também passaram a contar com o atendimento a cada 15 dias. De janeiro a junho de 2023, mais de 1.100 pessoas foram atendidas.

Conforme a nutricionista da SMS, mestre em Nutrição e Alimentos, Andreia Facchini, o acompanhamento nutricional traz inúmeros benefícios à saúde. “Hoje sabemos que no Brasil, os principais problemas de saúde são diabetes, obesidade e pressão alta, então são fatores que a alimentação pode ajudar muito no controle, no combate e, principalmente, na prevenção. Dessa forma, o trabalho do profissional nutricionista é exatamente o de orientar sobre questões como alimentação saudável e equilibrada, hábitos de vida, importância da hidratação e da atividade física”, explica.

Rosa Gema Parisoto Marini, tem levado seu neto de 12 anos, Luis Augusto Marini Zelbrozikowoski, para consultas com a profissional. “Ele foi fazer uma cirurgia e recebeu o diagnóstico de pressão alta em virtude do peso. O médico indicou que procurasse um nutricionista para emagrecer. Então, fazem quatro meses que o Luis está sendo acompanhado. Só temos a agradecer e desejar que a doutora continue trabalhando aqui, para que muitas pessoas sejam beneficiadas como ele foi”, conta.

Ana Maria Basso, de 52 anos, também recebe os atendimentos na UBS Tamandaré. “Comecei a pouco tempo o acompanhamento nutricional devido a um problema de saúde. Foi uma indicação do médico. É uma caminhada difícil, mas é uma reeducação que temos que fazer aos poucos. A nutricionista é fantástica e acho que o serviço é muito importante, tanto para adultos, quanto para as crianças”, ressalta.

Os atendimentos são realizados mediante agendamento, que deve ser realizado pelos telefones das unidades de saúde, conforme abaixo:

 

Unidade Básica de Saúde Central

Telefones: 3462-8138

 

Unidade Básica de Saúde São Francisco

Telefones: 3462-8146

                              

Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha

Telefone: 3462-8123

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais