Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Biomédica explica que é possível sim exame de coronavírus sair em poucas horas

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Cristiane Kurmann fala do exames à disposição

Foto: Divulgação

Um dos questionamentos nas redes sociais e de desconfiança de algumas pessoas é sobre o resultado  para coronavírus do homem de 43 anos sair no mesmo dia.

Esse homem, morador de Garibaldi, veio a óbito na última sexta-feira, dia 24.04. A biomédica e responsável pelo laboratório DNA Análises Clínicas, Cristiane Kurmann, responde que sim, que isso é possível.

O exame foi encaminhado ao LACEN, laboratório do Governo, e solicitado o resultado com urgência. Foi feita a coleta do material no hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, motorista levou o exame para Porto Alegre e no protocolo essa análise por ser de prioridade máxima passou na frente de todos os exames que são encaminhados no Estado.

Em torno de 1h30min é possível analisar o material e divulgar o resultado. Cristiane diz que o exame encaminhado ao Lacen é  padrão ouro de coronavírus atualmente.

Também a biomédica explicou sobre os exames rápidos, se existem laboratórios no Brasil que oferecem os mesmos, ou só de fora, além de exames particulares. Atualmente os planos de saúde não cobrem exames para coronavírus.

São três tipos de testes: Lacen, testes rápidos e testes particulares que a biomédica explica cada um deles.

Lacen é o laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, onde são encaminhados os materiais para exames de todos os municípios gaúchos e que centraliza a divulgação do boletim epidemiológico do Estado, dividido por municípios.

Exames rápidos podem ser adquiridos em laboratórios do exterior ou mesmo no Brasil em que há sete marcas autorizadas pela Anvisa. Atualmente estes testes são preconizados para  profissionais de saúde e quando há desconfiança da necessidade de afastamento de um funcionário, por exemplo, que pode estar assintomático, mas estar com o vírus. Esse exame tem um custo elevado.

O exame particular para coronavírus varia de preço, mas parte de R$ 300,00. Este teste pode ser feito no laboratório DNA Análises Clínicas, junto ao hospital, sendo adotadas duas metodologias: PCR que pode ser feito no início dos sintomas, por volta do terceiro dia. A coleta é realizada em swab nasal e o resultado sai em torno de sete dias úteis.

O segundo método é quimioluminescencia para IgG e IGM. Esse exame identifica se a doença está ativa no momento ou se teve contato e foi assintomático. Preconiza-se realizar após sete dias de sintomas ou contato. A coleta é realizada em sangue e o resultado leva em torno de cinco dias úteis.

Mais detalhes sobre estes exames acompanhe em escute a notícia com a biométida Cristiane Kurmann
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais