Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Sequelas do Pós-Covid devem ser investigadas, diz pneumologista

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi

Ainda há um número elevado de pessoas que se infectam ou que ficam com problemas após a recuperação

Foto: Divulgação

A pneumologista e diretora do Corpo Clínico do Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) de Garibaldi, Dra. Lilian Pasin Jacobi, tratou sobre o tema Pós-Covid em sua palestra “O que a Covid-19 nos deixou?”, realizada nesta quinta-feira, 26/01, na 10ª Conferência Municipal da Saúde no município. Segundo ela, mesmo que os casos graves tenham diminuído consideravelmente, ainda há um número elevado de pessoas que se infectam ou que ficam com sequelas após a recuperação. 

“A Covid é nossa história e não tem como não falarmos mais ou esquecermos disso. A gente vê no dia a dia pacientes trazendo sintomas Pós-Covid, então é um problema de saúde pública. Esses problemas pós recuperação muito provavelmente serão chamados de Covid Longa”, disse a pneumologista. 

Os sintomas Pós-Covid mais comuns, segundo Lilian, são a fadiga, principalmente no fim do dia, falta de ar, tosse, dores corporais, dores de cabeça e nas articulações, quedas de cabelo (principalmente em mulheres), distúrbios no sono, difícil deglutição (dificuldade em engolir alimentos) e digestão. A pneumologista alertou também que muitas destas manifestações podem durar por mais de dois anos.

Sobre a mística de que pessoas que já tiveram Covid-19 serem mais suscetíveis a reinfecção, Lilian explicou que até o momento não há estudos científicos que comprovem o fato. “Não se tem nada comprovado. O que se sabe é que quem pegou Covid tem menos chances de reinfecção por até três meses. Após esse período os cuidados têm de ser retomados novamente, pois as chances de contrair o vírus são iguais a de quem nunca contraiu”, afirmou. 

Para pessoas que contraíram novamente o vírus ou permaneceram com sequelas, mesmo após o tratamento, o ideal é procurar atendimento especializado. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) já deixou bem claro que todo o paciente Pós-Covid com esses sintomas precisam buscar um atendimento médico. Se você está estranhando alguns sintomas, é necessário procurar esse atendimento até para descartar outras doenças graves”, falou. 

Pacientes de Garibaldi que foram novamente acometidos com o vírus ou permaneceram com sequelas, podem procurar atendimento no Hospital Beneficente São Pedro, Pronto Atendimento Médico (PAM) ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Garibaldi

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais