Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Filho do primeiro paciente a receber plasma convalescente faz doação para homem da mesma idade do pai

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Esta é uma verdadeira prova de que a vida dá resposta ao que a gente faz de positivo pelo outro. “Que sensação boa e torço para que dê tudo certo”, diz Anderson Giongo, ao saber que a sua doação de plasma foi compatível e transfundida para um homem que está com Covid-19 no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul.

O plasma convalescente foi coletado pelo Hemocentro, no dia 16 de junho, após 44 dias de recuperação da doença e nesta quarta-feira, 24.06 o seu plasma foi compatível e para um homem, natural de Torres, que mora em Caxias do Sul. Conforme o hospital Virvi Ramos, o paciente tem histórico de hipertensão e diabetes, além de ser ex-tabagista. Ele foi internado no dia 19 de junho, no hospital de campanha da instituição. No dia seguinte, acabou transferido para a UTI e está intubado desde o dia 22 de junho. Ele recebeu duas bolsas de plasma. O procedimento durou cerca de 30 minutos, sem intercorrências. Agora, a equipe do Virvi Ramos monitora o paciente e aguarda as respostas do tratamento.

Além de ter se tornado um incentivar para a doação de plasma convalescente, Anderson teve a alegria de ter mais uma coincidência, doar para um homem com a mesma idade de seu pai, ou seja, 63 anos. São as coincidências motivadoras para um momento tão desafiador que passa a humanidade, diante do novo coronavírus.

Anderson é filho de Tarcísio Giongo, o primeiro paciente que recebeu o plasma convalescente do bioquímico e professor Fábio Klamt e está em recuperação no quarto. Ele teve alta há 11 dias da UTI, apresenta melhoras significativas, tanto na parte motora, quanto respiratória. Inclusive, já está se comunicando melhor. No entanto, ainda se alimenta por sonda. Está sendo acompanhado diariamente por médico, fisioterapeuta e fonoaudióloga.

Podem doar plasma convalescente, homens de no mínimo 18 anos e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas. As doações precisam ser agendadas pelos fones 3290 45 43 e 3290 4580 ou por meio de whatsApp 9 84188487.

O tratamento com plasma convalescente consiste na tentativa de criar anticorpos e auxiliar na cura de pacientes graves da Covid-19. O objetivo é diminuir a carga viral, bem como o tempo de intubação.

Dos sete pacientes já passaram pelo procedimento em Caxias do Sul, dois faleceram e cinco seguem em recuperação.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais