Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Equipe do Hospital São Pedro fala sobre a doação de córneas

Central de Conteúdo Unidade Garibaldi

Após campanha de conscientização, em menos de cinco dias duas doações de córneas para transplante foram realizadas em Garibaldi

Foto: Rádio Garibaldi/ Jose Carlos Cichelero

Em menos de cinco dias, foram realizadas duas doações de córneas para transplante no Hospital São Pedro de Garibaldi. A primeira doação foi feita no último dia 20/04 de uma mulher de 80 anos e a segunda, nesta segunda-feira, 24/04, de um homem de 52 anos.

Há dois anos, profissionais de saúde do São Pedro estão aptos a fazer doação de córneas, mas a partir de uma campanha de divulgação deste procedimento e na sensibilização de familiares na autorização é que esta técnica começou a ser realizada.

No último dia 07/04, no Dia Mundial da Saúde, o hospital São Pedro realizou uma atividade de conscientização, entregando folderes na Praça do Pacômio, ao lado da Certel sobre a doação de córneas, o que auxiliou na divulgação deste procedimento. A enfermeira Gizele Rodrigues da Cunha diz que o hospital não faz o transplante somente a captação.

Toda a pessoa falecida entre 2 e 80 anos de idade, que não apresente infecção generalizada, hepatite (B ou C) ou AIDS, e que sinta a necessidade de ajudar o próximo pode ser doadora de córneas. Para isso, é importante manifestar em vida aos familiares a vontade de ser doador. A técnica cirúrgica não causa deformação no rosto.

As córneas, então, são destinadas ao Banco de Olhos, que as disponibiliza a quem precisa conforme determinação da Central de Transplantes do Estado, em Porto Alegre.

A campanha de Doação de Córneas também tem o apoio do LEO Clube e Lions Clube Garibaldi, com o apoio da Prefeitura de Garibaldi, Hospital Beneficente São Pedro e Banco de Olhos do Hospital Pompeia, de Caxias do Sul.

Na manhã desta quarta-feira, a Rádio Garibaldi realizou uma matéria especial para o Temática desde o hospital São Pedro contando com a presença de Adorino Martinazzo, presidente do HBSP, Jaime Kurmann, administrador, Rangel Caríssimi, gerente administrativo, Gizele Rodrigues da Cunha, enfermeira, Simone Agostini de Moraes, secretária de Saúde e Paula Scomazzon do Leo Clube de Garibaldi.

Acompanhe a matéria completa no link, “Escute a Notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais