Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxiense deixa UTI uma semana após transfusão de plasma convalescente para tratamento da Covid-19

por Isadora Helena Martins

Carlos da Silva Borges, de 40 anos, é o segundo paciente a sair da Unidade de Terapia Intensiva após receber tratamento experimental. Ele ainda aguarda resultado dos testes para saber se está curado da doença.

Foto: Divulgação / Assessoria Hospital Virvi Ramos

O tratamento experimental com o plasma convalescente, realizado no Hospital Virvi Ramos em Caxias do Sul, segue apresentando resultados promissores e devolvendo a esperança para pacientes com Covid-19. Uma semana após receber a transfusão, o caxiense Carlos da Silva Borges, de 40 anos, deixou a UTI nesta segunda-feira (22). Ele passou pelo procedimento no dia 15 de junho, mesmo dia em que chegou ao Hospital Virvi Ramos, transferido do Hospital Geral. Quarto paciente a receber transfusão de plasma, ele foi o primeiro que não estava intubado e com auxílio de ventilação mecânica para respirar.

Borges é o segundo paciente a passar da terapia intensiva para o quarto após o tratamento. O primeiro foi o garibaldense Tarcísio Giongo, de 63 anos, que foi para o quarto na semana passada e segue em recuperação.

Para a médica intensivista da instituição, Eveline Gremelmaier, o fato de Borges não ter necessitado de intubação pode ter auxiliado na rápida recuperação. “Como ele não precisou ser intubado, não tinha necessidade de ventilação mecânica para respirar, a recuperação se deu mais rápida. Desde os primeiros dias notamos uma evolução, que culminou com a alta da UTI nessa segunda-feira, uma semana após a transfusão. Ainda aguardamos o resultado dos exames para confirmar que ele não está mais com a doença ativa, mas a melhora no quadro pulmonar é notável.”

No quarto, Borges seguirá em observação até terminar o ciclo de alguns medicamentos que ele está fazendo uso e até conseguir ficar totalmente sem necessidade de uso de oxigênio.

     

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais