Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Em cinco meses, 100 pacientes são beneficiados com plasma convalescente coletado no Hemocs

por Isadora Helena Martins

Cinco hospitais do Estado solicitaram o componente utilizado como terapia alternativa na recuperação de pacientes da Covid-19

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A utilização do plasma convalescente (porção do sangue que contém anticorpos) como tratamento experimental de pacientes com complicações da Covid-19 ganhou adesão ao longo dos meses. Com o crescimento da demanda, a necessidade de doações também cresceu. Nesta quarta-feira (21), Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) alcançou a marca de 100 pacientes beneficiados com plasma convalescente.  A unidade foi a primeira no Estado a iniciar a captação do material.

A primeira coleta foi realizada em 22 de maio. De lá para cá, já foram 59 pacientes beneficiados no Hospital Virvi Ramos, pioneiro no Estado no tratamento, 31 no Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), seis no Hospital Schlatter (Feliz), um no Hospital de Clínicas (Passo Fundo) e três no N.S. da Oliveira (Vacaria). 

Dessas, foram 139 bolsas coletadas por meio de aférese e 39 por meio de sangue total, as quais beneficiaram 58 homens e 42 mulheres. Até o momento, 244 candidatos se inscreveram para doar, sendo 151 homens e 93 mulheres. Desses, após entrevista e triagem, 114 foram considerados aptos para realizar o procedimento.

O diretor geral da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mário Taddeucci, disse em entrevista à Tua Rádio São Francisco que a utilização da técnica é promissora: “É muito gratificante porque os relatos são que vários pacientes tiveram uma ajuda muito grande com esse tratamento do plasma convalescente. Fomos pioneiros no Sul do Brasil com a produção e tratamento com o plasma convalescente. A partir do momento que começamos vários municípios, até mesmo de fora do Estado, nos contataram para ter mais informações ou até mesmo conseguir o plasma para realizar os tratamentos nos seus hospitais”, relatou. Ouça a entrevista AQUI

A captação das doações continua. Os interessados agendar a coleta pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 9929-7491. O Hemocs atende de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

 

Plasma por doação de sangue convencional

Para doação de plasma por meio do chamado sangue total, é necessário seguir as mesmas diretrizes da doação normal, isto é: ser homem ou mulher entre 16 e 69, 11 meses e 29 dias, estar em bom estado de saúde e ser aprovado na pré-triagem e triagem médica do Hemocs. Os procedimentos técnicos são todos a cargo do Hemocentro e internos, no qual as amostras serão testadas para buscar anticorpos IgG contra o coronavírus. Os plasmas identificados como convalescente serão rotulados e destinados como tal, para uso compassivo.

 

Plasma por doação por aférese

Na doação por aférese, alguns pontos divergem do método através do sangue total. Antes da coleta é necessário ter testado positivo para Covid-19, pelo exame PCR ou teste sorológico, e estar recuperado e sem sintomas há, no mínimo, 28 dias.

No caso dos homens, podem doar aqueles entre 18 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Há uma realização prévia de teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma é destinado para o projeto de pesquisa junto ao Hospital Virvi Ramos (o projeto de estudo aprovado contempla apenas plasma originado de homens).

Para as mulheres, a idade é de 18 até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Também serão aceitas mulheres que tiveram até duas gestações ou abortos. Ocorre, igualmente, a realização prévia do teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma é destinado para uso compassivo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais