Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Região da Serra Gaúcha poderá ter protocolos mais restritivos para conter avanço da Covid-19

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Em Caxias do Sul, número de casos e internações apresentou aumento nos últimos dias

Foto: Divulgação / Juliane Ribas

A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (21), em uma coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura de Caxias do Sul. Conforme o prefeito Adiló Didomenico, a situação atual do município é preocupante diante da sobrecarga que ainda perdura no sistema de saúde e do agravamento da pandemia nas cidades vizinhas.

“Nos chama muito a atenção a situação de municípios próximos que estão em momento de alerta bem maior. Nós, estando com números desfavoráveis, em uma momento preocupante, e quando começa o alerta das cidades vizinhas, é questão de horas ou dias para termos o problema aqui em Caxias”, disse o prefeito.  

Adiló também afirmou que às 17h deste sábado deve ocorrer uma reunião entre os representantes dos municípios integrantes da Associação dos Municiípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que irão avaliar os dados da região, os avisos recebidos pelo Governo do Estado, para poder estabelecer protocolos regionais de contenção da doença. “Nós vamos fazer de tudo para evitar o fechamento, mas é muito provável que nós tenhamos que fazer normas um pouco mais restritivas pra poder se proteger. Não dá pra esperar acontecer o que aconteceu em março, porque hoje nós não temos folga nenhuma para receber os pacientes”, destacou Adiló.

A Secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, destacou que o município estabilizou o número de contaminações e internações a partir da última semana de abril, mas, ainda, em patamar elevado. “A partir da última semana de abril começou uma redução do número de casos, porém, a estabilidade que nós observamos, se deu em um patamar muito alto, com ocupação de praticamente 100% dos leitos de UTI, tanto no sistema público quanto privado. No sistema público de saúde, nós não ficamos com mais de quatro leitos de UTI vagos de um total de 62 leitos de covid. Então nossa margem de aumento de casos de leitos de covid é muito pequena”.    

Atualmente, Caxias do Sul já tem lotação das UTIs e cerca de 10 pacientes na espera por vaga. Diante disso, a secretária destacou a necessidade de que a população mantenha os cuidados. A titular da pasta da Saúde também fez um chamamento para que as pessoas vacinadas continuem mantendo os cuidados contra a doença: “Tem muitos vacinados com duas doses positivando pra covid. A diferença é que, via de regra, essas pessoas não precisam ir para o hospital, mas transmitem e contaminam as pessoas que não estão vacinadas e que são as pessoas que estão precisando de UTIs”.

Para atender aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com suspeita ou confirmação de Covid-19, Daniele disse que as equipes de saúde serão remanejadas para melhorar a eficiência das Unidades Básicas de Saúde.

A representante da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Dilma Tessari, também reforçou que na fronteira do Estado com a Argentina, a evolução do coronavírus tem preocupado autoridades e que isso também acende o alerta para redobrar os cuidados. “A gente está com os colegas da fronteira oeste absolutamente assustados, com a chegada do vírus em grande volume e não há preparo que resista a essa infecção tão agressiva. É a nossa cepa, a P.1., com uma infectividade muito grande, ou seja, é muito fácil passar de pessoa pra pessoa”.

A médica também reforçou o apelo para que as pessoas procurem a vacina contra a Covid-19 quando estiverem no grupo contemplado. “Queria dar um forte estímulo de que a população faça a vacina”.

A vice-prefeita Paula Ioris, que se recuperou recentemente da Covid-19 também destacou a necessidade da consciência coletiva no enfrentamento à doença: “Nós temos que cuidar uns dos outros e respeitar os cuidados básicos para que a gente possa evitar o pior. Estamos aqui pra gente ampliar essa consciência de que nós precisamos estar juntos nessa guerra contra a Covid”.

O presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez, também fez um chamamento para a necessidade de união da sociedade. “Venho fazer da mesma forma um chamamento: nos ajudem. Temos que andar paralelamente a saúde com o poder aquisitivo, mas sozinhos não somos ninguém”.  

Durante a coletiva, a prefeitura também anunciou uma nova campanha de conscientização chamada Te Cuida Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais