Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Notícias da Hora
14:05:00
 
 

Vacinação contra Pólio atinge 40,63% da meta e na Multivacinação 18%

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

O último sábado, dia 17, foi Dia D de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Em Garibaldi, a data foi oportunidade para os pais levarem seus filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central, São Francisco, Chácaras/Vale dos Pinheiros, Santa Terezinha e Fenachamp, para receber a imunização.

Conforme dados da secretaria da Saúde, o movimento não foi o esperado. Foram atendidas cerca de 600 crianças e adolescentes. A meta é vacinar 1.319 crianças contra a poliomielite e 5.353 contra na multivacinação. Com o fechamento dos dados epidemiológicos até o dia 18, o município havia vacinado 40,63% na Poliomielite e 18% na Multivacinação.

A campanha de imunização segue até o dia 30 de outubro nas unidades básicas de saúde Central (das 8h às 16h), São Francisco, Santa Terezinha e Chácaras (das 8h às 11h30min e das 13h às 16h).

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de imunização da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Lembrando que é obrigatório levar um documento, cartão SUS e a carteirinha de vacinação (devido a pandemia do Covid-19 é solicitado que apenas um adulto responsável comparece com a criança, para evitar aglomerações, portando sempre máscara facial). Estão sendo mantidos todos os cuidados com relação ao distanciamento social, uso de máscaras e do álcool em gel.

Conforme a secretária da Saúde, Diane Pascoaletto, vacinas salvam milhares de vidas todos os anos. Contudo, é preciso que neste momento os pais das crianças e adolescentes menores que 15 anos tenham consciência para que seus filhos façam as vacinas necessárias e que não se abra espaço para a circulação de vírus entre as pessoas que não estão imunizadas.  “Ao se vacinar, o indivíduo não está apenas se protegendo, mas criando, junto com outras pessoas imunizadas, um impedimento na propagação dos vírus na comunidade. Sem a vacina, abre-se espaço para o vírus” reforça ela.

Qualquer dúvida sobre a manutenção das vacinas, em todas as faixas etárias, pode ser esclarecida junto às UBSs, ou pelo telefone (54) 3462-8138.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais